As críticas de centrais sindicais sobre o ajuste fiscal surtiram efeito. O Palácio do Planalto criou o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência. Este espaço será constituído por representantes dos trabalhadores, aposentados, empresários e governo e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência.
O objetivo do Fórum é “estabelecer um diálogo e buscar que nós tenhamos uma pauta”, disse a presidente da República, Dilma Rousseff, ao anunciar a criação do espaço. Para Dilma, é possível construir propostas comuns, consensuadas. Segundo ela, cabem aos integrantes do Fórum “encontrar a melhor estratégia e definir os instrumentos mais eficientes para que os objetivos sejam atingidos”.
A pauta do Fórum será a sustentabilidade do sistema previdenciário, com ampliação da cobertura e fortalecimento dos seus mecanismos de financiamento; discussão das regras de acesso, idade mínima, tempo de contribuição e fator previdenciário; políticas de fortalecimento do emprego, do trabalho, da renda; medidas de redução da rotatividade no mercado de trabalho; formalização e aperfeiçoamento das relações trabalhistas; mecanismos, propostas e políticas de aumento da produtividade do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário