terça-feira, 28 de abril de 2015

Itamaraty confirma execução de brasileiro na Indonésia

MTur
Foi confirmada, há pouco, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, na Indonésia. Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas em 2005. No ano anterior, ele foi preso no aeroporto de Jacarta com amostras de cocaína. Por leis internas, o País não tolera esse tipo de crime.

No último dia 25 de abril, o governo indonésio notificou a embaixada do Brasil em Jacarta juntamente com outros diplomatas de países que têm cidadãos no corredor da morte. O objetivo era convocar uma reunião na prisão de Nusakambangan, em Cilacap.

Para tentar evitar a morte do brasileiro, um representante da Indonésia no Brasil foi chamado ao Itamaraty. Esse encontro seria no final da tarde de sexta-feira, 24 de abril. Se elas relações entre Brasil e Indonésia já estavam estremecidas, agora com a execução de Gularte elas se tornam ainda mais frágeis.

Entenda

Em 2004, o brasileiro Marcos Archer Moreira foi fuzilado por tentar adentrar a Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. Como resposta à morte de Archer, a presidente da República Dilma Rousseff se recusou a receber as credenciais do novo embaixador indonésio no Brasil, Toto Riyanto, em 20 de fevereiro, e ele precisou retornar à Jacarta. Por isso, atualmente o principal representante indonésio no Brasil é um ministro-conselheiro e não o embaixador.

Nenhum comentário: