
Os veículos já estarão à disposição a partir do dia 19 de janeiro, para os pacientes que forem para consultas, exames e procedimentos no CEO regional e na Policlínica regional, em Iguatu. São seis ônibus de 27 lugares e dois com 32 poltronas. Para a aquisição dos ônibus especiais foram investidos R$ 1.836.000,00, com participação do governo do Estado (50%) e dos municípios contemplados com os veículos (50%). Cada parte investiu R$ 918.000,00. As despesas de combustível e manutenção dos veículos correrão por conta dos municípios contemplados. Os ônibus atenderão os municípios consorciados, menos a sede de Iguatu, onde estão localizados o CEO e a Policlínica regionais, com capacidade para atender toda a demanda de deslocamentos até as duas unidades.
No período de dezembro de 2013 a novembro de 2014, a Policlínica de Iguatu, construída pelo governo do Estado, realizou 51.759 atendimentos. Já o CEO, que era municipal e atendia somente a população de Iguatu, foi regionalizado e passou a atender toda a população da 18º Região de Saúde a partir de junho de 2014, O equipamento realizou até novembro do ano passado, 3.332 atendimentos.
O transporte sanitário de pacientes eletivos já é realidade em diversas regiões do Estado. Tudo para assegurar atenção integral aos pacientes. Ou seja, além da consulta e exames nas policlínicas, de atendimento especializado em saúde bucal nos CEOs, a população dos municípios das regiões de saúde de Crateús, Russas, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia e Itapipoca também conta com transporte sanitário. Nas regiões de saúde de Tianguá e Limoeiro do Norte, a população tem garantia de transporte para atendimento nos CEOs regionais. Nessas regiões, o transporte sanitário é garantido pelos consórcios públicos de saúde, que têm a gestão dos CEOs e policlínicas regionais.
Em dezembro, o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), garantiu transporte sanitário para as regiões de saúde de Juazeiro do Norte e Crato, com a entrega de 17 ônibus especiais para atender a população dos 19 municípios das duas regiões. Nesse caso, o QualiSUS-Rede, projeto de cooperação técnica entre o Banco Mundial (BIRD) e o Ministério da Saúde, garante transporte sanitário para atendimento eletivo em todo o sistema de saúde das regiões do Crato e Juazeiro do Norte, e não apenas nos CEOs e policlínicas regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário