segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Resolução do PT pede Constituinte da reforma política e defende decreto

Após reunião da Executiva Nacional do PT, o partido divulgou nesta segunda-feira (3) uma resolução em que defende medidas que enfrentam resistência no Congresso Nacional. Entre os temas, está o decreto presidencial sobre os conselhos populares, derrubado na última quarta-feira (29) na Câmara, e a proposta de reforma política, submetida a um plebiscito e concluída por uma Assembleia Constituinte convocada exclusivamente para isso.

A sugestão da reforma política foi feita pela presidente Dilma Rousseff após as manifestações de junho do ano passado e sofreu resistência entre parlamentares. O legislativo defende elaborar a reforma e, eventualmente, submeter o texto a um referendo em seguida.

Em relação ao decreto dos conselhos populares, a resolução do PT pede a retomada do texto da Presidência da República. Além da derrubada da proposta na Câmara, o Senado já sinalizou que irá votar contra o decreto que prevê que órgãos do governo consultem colegiados populares antes de aprovar e adotar políticas públicas.

“O governo precisa dar continuidade à participação social na definição e acompanhamento das políticas públicas e tomar as medidas para reverter a derrubada da Política Nacional de Participação Social, objeto de um decreto presidencial cancelado pela maioria conservadora da Câmara dos Deputados no dia 28 de outubro de 2014”, diz o partido.

Nenhum comentário: