segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Voo da TAM tem falha e retorna ao Aeroporto Pinto Martins minutos após decolagem

aviãoUm voo da companhia aérea TAM que partiu de Fortaleza rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (8), teve de retornar ao Aeroporto Internacional Pinto Martins após ser detectada falha no motor esquerdo da aeronave.

O voo 3325, que decolou às 8h04, voltou ao terminal fortalezense poucos minutos após a partida, segundo informou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O órgão, que administra o aeroporto, afirmou que o voo realizou todos os procedimentos normais de pouso no terminal, o qual disponibilizou ainda caminhão do Corpo de Bombeiros e outras equipes de suporte.

Fortes turbulências foram registradas

Conforme um dos passageiros, a aeronave apresentou fortes turbulências desde o momento da decolagem, seguidas de um forte estrondo. "O avião decolou e começou um barulho muito forte dentro do voo. Logo quando decola, o avião treme um pouco, mas ele não parava de tremer, e teve um estouro", conta João Emanuel, de 31 anos, que seguia com a esposa e filha de apenas 1 ano.

O passageiro detalha como foi feito o anúncio aos presentes no voo. "Eu vi uma das comissárias informando que a aeronane retornaria a Fortaleza. E, logo depois, o comandante avisou que havia tido um problema no motor. O avião ficou sobrevoando um pouco pela praia até pousar, provavelmente para gastar combustível", relata João.

A enfermeira Marineide Pereira Lima, de 50 anos, que também seguia no voo, afirma que, após o estouro, sentiu que o motor esquerdo havia paralisado. "Todo mundo sentiu que o motor tinha parado. Alguns ainda viram uma fumaça saindo da turbina esquerda", ressalta.

Conforme João Emanuel, uma pequena parte da estrutura interna do avião chegou a cair sobre a cabeça de um dos passageiros. "A principio, eu pensei que era normal, mas não parava de tremer. Então caiu um pedaço de cima da aeronave em cima de uma das pessoas. Muita gente começou a chorar. Tinham muitas crianças no voo", conta o homem.

Logo ao pousar, a aeronave foi rodeada de socorristas e técnicos de aviação. "Assim que a aeronave pouso apareceram muitas pessoas, como socorristas, bombeiros e cerca de 6 técnicos, que foram direto para a turbina esquerda. Aí percebi que a coisa era séria", diz João.

Nenhum comentário: