sábado, 9 de agosto de 2014

Acopiara realiza o 1º Fórum Municipal do Selo Unicef


Todos nós vivemos em um município e é nele onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que está presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento físico, mental e emocional de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.

A Prefeitura de Acopiara aderiu ao Selo Unicef Município Aprovado, assim, inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário para Construção do Plano Municipal de Ação para Proteção Integral das Crianças e Adolescentes, realizado nesta sexta-feira (08), no Centro Pastoral. O evento teve o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade com articulação da Secretária da Educação junto ao Núcleo da Criança e Adolescente – NUCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Secretarias Municipais, bem como demais entidades envolvidas.

Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que eles possam concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado. A estudante Nádia de Oliveira, representante do NUCA, ao falar disse que acredita que dias melhores virão. “Apesar das dificuldades podemos sonhar e nós, que formamos esse grupo, queremos ter uma participação efetiva na ampliação dos nossos direitos e deveres”.

Elvira Herbster, presidenta do CMDCA, revelou que Acopiara está construindo o plano municipal para proteção das crianças e adolescentes dentro da nossa realidade. “Todos nós uniremos força em parceria e sintonia para conquista do Selo”. A secretária da Educação e articuladora do Selo Unicef no município, professora Luiza Aurélia, lembrou da importância de traçar esse plano de enfrentamento das desigualdades. “Que nossas crianças e adolescentes tenham qualidade de vida e não sejam discriminados por raça, condição social ou sexo”.

O prefeito Dr. Vilmar se comprometeu que o município fará o necessário para exterminar as qualquer forma de desigualdade. “O Selo Unicef não é apenas um prêmio, é um reconhecimento internacional que a nossa cidade eleva esforços na melhoria das políticas voltadas para infância e adolescência”.

A cerimônia foi conduzida pelos estudantes Jônatas Santos e Vanessa Silva, ambos de 14 anos e participantes do NUCA. Após a abertura foram iniciados os trabalhos do Fórum com várias temáticas para reduzir as desigualdades relacionadas ao gênero, raça e etnia, renda, condição social, território e idade.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: