quinta-feira, 22 de maio de 2014

Representantes dos meios de comunicação debatem sobre a segurança dos jornalistas


Integrantes da Associação Cearense Emissoras Rádio e Televisão (Acert) e diretores de veículos de comunicação cearenses se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) para debater a segurança e o preparo de jornalistas que trabalham na cobertura de grandes eventos. A intenção é proteger os profissionais durante a Copa do Mundo.

A promessa de grandes manifestações durante o período da Copa e o histórico de agressões aos profissionais da imprensa durante as coberturas em protestos, motivaram o encontro. A reunião foi para decidir que medidas podem ser tomadas para as empresas no sentido de conseguir realizar o trabalho durante o Mundial sem comprometer a segurança dos jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares.

A presidente da Acert, Carmen Lúcia Dummar, disse que é necessário garantir a proteção dos profissionais de comunicação e que as pessoas preservem os jornalistas permitindo que eles exerçam o trabalho de garantir a informação para a sociedade.

Campanhas educativas, criminalização das agressões e até a disponibilização de equipamentos de segurança, como máscaras e capacetes, foram algumas das medidas sugeridas para assegurar o trabalho da imprensa nestes eventos.

Outros encaminhamentos também foram feitos durante o encontro. O primeiro deles foi formalizar uma comissão que irá visitar a Prefeitura de Fortaleza e a Secretária de Segurança Pública do Estado para pedir ajuda na garantia de segurança dos profissionais durante os eventos. A segunda providência foi marcar uma data para uma palestra destinada aos jornalistas dando orientações de como se comportar e agir em tumultos e situações de risco.

TV Diário

Nenhum comentário: