Terminou no dia 7/5 o prazo para regularizar a situação do título eleitoral que valerá nas votações para presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais em outubro deste ano. A partir de agora, as eleições passam a ser cada vez mais comentadas, e manter-se informado sobre o panorama da política atual é muito importante.
A começar pelos principais problemas brasileiros. Entre eles, um já está presente na campanha eleitoral do tucano Aécio Neves: desemprego. As estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontam que o desemprego no Brasil deverá continuar acima da média mundial até 2016. Uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que a taxa média no país é 7,4%, contra 6% mundial.
Além disso, os números da OIT sobre o Brasil são acompanhados por uma avaliação detalhada da situação latino-americana. Segundo a previsão, as economias da região não crescerão de forma suficiente para absorver a mão de obra até 2017. Mais um motivo para se preocupar.
Por outro lado, não se deve esquecer do momento propício, devido a Copa do Mundo e demais eventos esportivos que vêm por aí. A estimativa é que 175 mil trabalhadores formais sejam contratados entre junho e julho deste ano, o que é bom para aquecer a economia atual. Diversos empregos temporários também serão criados pela iniciativa privada. Dentre os mais procurados pelas empresas, estão trabalhadores da construção civil, turismo, administradores e operacionais, como eletricistas e serventes. De acordo com especialistas dos setores, grande parte pode ser efetivada.
Caso o Brasil saiba aproveitar, este momento de virada poderá se estender após o mundial, mantendo os olhos do mundo voltados ao Brasil, cujo potencial não é discutível. O ano de 2014 é propício para aproveitar um pouco do que foi investido na Copa, atuando e se beneficiando das experiências profissionais que podem surgir. Para isso, é importante manter-se atento às oportunidades que podem surgir. Além dos trabalhos temporários listados no site oficial, há outros com ofertas de vagas de emprego, onde também é possível esclarecer dúvidas.
A chegada do ano eleitoral nos lembra que nossa responsabilidade é muito maior do que torcer pela seleção. É o ano de colocar em campo os representantes mais importantes do país, que trabalhem contra não só o desemprego, mas todos os outros problemas da nação. Sua participação nisso tudo é mais importante e poderosa do que imagina.
Isabela Carvalhal Salgado
Isabela Carvalhal Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário