segunda-feira, 7 de abril de 2014

Precipitações diminuem no CE

Três dias após alagamentos e destruições no interior do Estado, principalmente em Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, Iguatu e Ererê, onde foram registradas as maiores chuvas, de 158mm, os índices pluviométricos se reduziram no Ceará. Ontem até o encerramento desta edição, a maior precipitação registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi de 75mm, em Acarape.

As chuvas se distribuíram em 41 municípios, a maioria no Vale do Jaguaribe, em sete cidades. Também choveu em cinco municípios do Sul e quatro do Sertão Central. Como em todos as precipitações foram inferiores a 30mm, dessa vez não causaram transtornos. Segundo o meteorologista da Funceme, Leandro Valente Acinto, as condições atmosféricas ficaram favoráveis à ocorrência de chuvas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite deste domingo.

Essas chuvas são influenciadas pelo sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o sistema Cavado de Altos Níveis (CAN, ainda atuando sobre o Nordeste, tendo seu centro na Bahia. Os mesmos sistemas deverão continuar atuando no Ceará até esta terça-feira, 8, com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em todas as regiões.

DN Online

Nenhum comentário: