sábado, 4 de agosto de 2012

ENEM: MP vai recorrer da decisão da Justiça

O Ministério Público vai recorrer da decisão do juiz da 11ª Vara da Justiça Federal do Ceará, Danilo Fontenelle, que aceitou apenas a denúncia contra o professor do Colégio Christus, Jahilton José Motta, suspeito de desviar e utilizar de maneira indevida cadernos aplicados no pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no Colégio Christus, em 2011.

As denúncias feitas aos outros quatro envolvidos, duas funcionárias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma representante da Cesgranrio e uma funcionária da direção do colégio, não foram aceitas pela Justiça Federal. Para a procuradora da República Maria Candelária Di Ciero, esse foi um parecer precipitado da Justiça, com o qual não concorda, tendo em vista que Jahilton não teria agido sozinho.

"O Enem carece de correções em seu sistema, já que não é primeira vez que apresenta erros", opina. Junto com o também procurador da República Oscar Costa Filho, a promotora Di Ciero, por meio do Ministério Público, irá mandar um recurso ao Tribunal Regional Federal para que as denúncias contra os outros quatro envolvidos também sejam aceitas.

Para Costa Filho, a responsabilidade desse processo não pode ficar apenas com uma pessoa. "Será que pararam para pensar como as provas chegaram nas mãos de Jahilton? Os outros envolvidos não podem ficar isentos da culpa", avalia.

Nenhum comentário: