Caro Lindomar Rodrigues,
Ao afirmar oficialmente que você não é uma pessoa bem-vinda, o legislativo de Acopiara só deu a prova de que de fato não cumpre com sua obrigação constitucional, que é de legislar e FISCALIZAR O PODER EXECUTIVO. Ao contrário, colocou-se contra a democracia, pois esta só pode existir efetivamente com liberdade de imprensa, como lembra o cientista político Robert Dahl no livro Sobre a Democracia (que os vereadores deveriam ler). Dahl afirma que uma imprensa livre é uma das instituições essenciais para o funcionamento efetivo de uma democracia. No final da contas, o repúdio contra você não impedirá sua atuação profissional, porém mancha grandemente a imagem já comprometida de uma casa que não se pronuncia sobre diversas situações que merecem a atenção do poder fiscalizador.
Por que a câmara não se pronuncia sobre obras mal feitas, inacabadas e com muito dinheiro já empenhado, como é o caso do saneamento de São Paulinho? Ou por que não se manifesta sobre um município onde não se pode sequer fazer uma cirurgia de apendicite? Ou ainda, por que razão não fiscaliza se os profissionais de saúde estão mesmo visitando seus postos de trabalho? Ou por que não há material para os dentistas trabalharem? Ou por que não dá explicação sobre a situação das escolas de Acopiara visitadas pelo Conselho Tutelar e pelo Promotor de Justiça? Que câmara é essa que não propõe a compra de uma ambulância para cada um dos distritos de Acopiara? Por que não propõem que o ensino seja de tempo integral? Por que não propõe a criação de uma escola de artes plásticas? Quais são as proposituras da câmara? Só a de tentar barrar o trabalho da imprensa?
Bem, desde que passamos a militar na política nunca soubemos de uma câmara municipal tentar impor silêncio a um órgão de imprensa. E fazer isso em pleno século XXI, quando a América Latina não aceita mais esse tipo de expediente, ao contrário, está condenando os ditadores a prisão perpétua, é um absurdo. Atacar a democracia e a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, garantida na Constituição, é um retrocesso, mas não um retrocesso para você, Lindomar, que bravamente vem trabalhando em prol da informação do cidadão (coisa que o poder público deveria fazer espontaneamente, e não só quando é obrigado por instâncias superiores).
É um retrocesso na política e testemunha veraz de que a política de Acopiara, e principalmente alguns políticos, já estão velhos, carcomidos, e que devem urgentemente serem substituídos por um novo padrão de político, um político que saiba convencer pelo trabalho, pelas propostas, pelos argumentos, pelo bom exemplo. Essa política velha tem que ser expurgada de Acopiara e ser sepultada no passado, e não ficar ainda se arrastando para dentro do século em que a Democracia é respeitada por quase todos, menos por alguns velhos ditadores do terceiro mundo e, infelizmente, alguns políticos de Acopiara.
Queremos, dessa forma, expressar a nossa ampla solidariedade a você, ao seu trabalho, e repudiar qualquer tentativa de ataque à democracia.
Maria Sônia Taveira de Andrade e
Nabupolasar Alves Feitosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário