domingo, 15 de maio de 2011

Exposição traz ícones históricos de Iguatu


Moradores desta cidade e visitantes podem conferir até o mês de junho, no Salão de Artes Visuais do Serviço Social do Comércio (Sesc), a exposição fotográfica "A Praça e a Matriz", da pesquisadora em história e fotógrafa, Gardevânia Farias. A mostra reúne 22 fotos antigas e atuais de dois importantes ícones da história e da cultura desta cidade, localizada na região Centro-Sul.

Há quase dez anos, Gardevânia Farias inovou com a exposição "Iguatu, ontem e hoje", que reuniu dezenas de fotos desta cidade. Mais uma vez, a fotógrafa surpreendeu a todos com a atual mostra que estabelece um elo entre o passado e o presente de um dos espaços mais importantes deste núcleo urbano, que até meados do século passado era conhecido como o "Grande Quadro".

"A praça é o nosso coração e a Igreja Matriz, a nossa alma", afirma Gardevânia Farias. "Naquele espaço ocorrem, ao longo dos anos, os principais acontecimentos políticos, religiosos, sociais e culturais de nossa cidade". É verdade.

As festas religiosas, procissões, shows, encontros de jovens nos fins de semana, comícios, passeatas ainda são mantidos no entorno do primeiro templo católico da antiga Vila da Telha. No largo houve também tragédias e conflitos entre facções políticas no século XIX.

Um comentário:

POESIAPARAOSSEUSOLHOS disse...

Lindomar muito obrigada por ajudar a divulgar mais a minha Exposição Fotográfica: A Praça e a Matriz, que ainda está exposta no SESC e vai fica até agosto.
Muito obrigada mesmo, por divulgar algo que fiz com tanto amor e dedicação. Valeu!!
Gardevânia Farias