A programação das atividades da Subcomissão de Reforma Política da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dedé Teixeira (PT), foi apresentada na manhã desta quarta-feira (20/04), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Na reunião, o colegiado definiu pela realização de seminários nos municípios de Caucaia, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Crato e Sobral.
A ideia de seminários pelo interior do Estado partiu da premissa de que se deve trabalhar uma “democracia mais participativa ou social”, como definiu o deputado Carlomano Marques (PMDB). Para ele, já é sabido que a democracia é o melhor regime para se conduzir um governo. “Mas da forma que está sendo feito, não estamos atendendo os anseios da população”, ponderou.
De acordo com o parlamentar, além da questão “eleitoral”, é preciso trabalhar de forma a garantir a maior participação de associações e sindicatos nas decisões, como um meio de “avançar na democracia social”.
Os deputados Lula Morais (PCdoB) e Ely Aguiar (PSDC) concordaram que deve haver um debate mais aprofundado sobre questões de maior divergência, principalmente no meio político, como o financiamento público de campanhas, por exemplo, “mas com a participação popular”.
Para os parlamentares, só dessa forma haverá um fortalecimento da democracia social. “É com o povo, atuando por meio de referendos e plebiscitos, que iremos fazer a vontade sua vontade”, disse Ely.
O colegiado programou os próximos encontros para os seguintes municípios e datas: Caucaia (29/04), Quixadá (13/05), Limoeiro do Norte (14/05), Crateús (20/05), Iguatu (21/05), Crato (27/05) e Sobral (28/05).
Dedé Teixeira informou, ainda, que um seminário acontecerá em Fortaleza, na Assembleia Legislativa, no dia 6 de maio, e contará com a participação de representações dos movimentos sociais.
Participaram da reunião ainda com a presença dos deputados Fernando Hugo (PSDB), Professor Pinheiro (PT) e Antônio Granja (PSB).
Via Iguatu.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário