terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Luta por ampliação de varas judiciais continua na região Centro Sul do Ceará


Mais uma vez, autoridades locais e advogados estão mobilizados para obter a ampliação do número de varas judiciárias na comarca de Iguatu. No encerramento da Semana de Direito, promovida pelo Campus da Universidade Regional do Cariri (Urca), a reivindicação foi apresentada ao desembargador Jucid Peixoto do Amaral e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Ceará, Valdetário Monteiro.

A luta pela ampliação do número de varas judiciárias nesta cidade já se arrasta há mais de uma década. "É uma necessidade urgente", disse o advogado Mário Leal Sobrinho. "As demandas aumentaram nas duas últimas décadas, mas permanecemos com as mesmas duas varas que existiam na década de 1980", afirmou.

De acordo com levantamento do Judiciário local, existem cerca de 20 mil ações que aguardam julgamento no Fórum de Justiça desembargador Boanerges de Queiroz Facó.

Iguatu é cidade polo da região Centro-Sul e tem cerca de 100 mil habitantes, entretanto só dispõe de duas varas e de um Juizado Especial cível e criminal. "A quantidade de juízes é inferior em relação a outros centros urbanos de porte médio, como a cidade de Crato", comparou o presidente da subseção da OAB, Romualdo Lima.

Nenhum comentário: