quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TRE aprova nova resolução para as eleições de Santa Quitéria

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovou, na sessão desta quarta-feira (24), a nova resolução (n.º 424/2010 ) que define as normas para a eleição suplementar de prefeito e vice-prefeito do município de Santa Quitéria. A realização do pleito está marcada para o dia 19 de dezembro.

Os candidatos eleitos vão exercer o mandato complementar até o dia 31 de dezembro de 2012. Poderão concorrer aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito aqueles que estejam filiados a partido político e tenham domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para as eleições.

As convenções partidárias destinadas à escolha dos candidatos deverão ser realizadas entre 29 e 30 de novembro de 2010. A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 03 de dezembro de 2010 e até 17 de dezembro de 2010.

A nova eleição vai acontecer porque a Justiça Eleitoral cassou o prefeito de Santa Quitéria Francisco das Chagas Mesquita e o vice-prefeito Eduardo Sobral Monte e Silva, eleitos em 2006. Eles foram acusados de compra de votos e abuso de poder econômico.

Problema semelhante aconteceu no município de Orós. O TRE também cassou os mandatos da prefeita de Orós, Fátima Maciel (PSB), do vice-prefeito Luis Gomes e da presidente da Câmara de Vereadores, Luanna Iria, filha da prefeita. O motivo foi a acusação de abuso de poder econômico. No município também haverá novas eleições.

Jangadeiro Online

Nenhum comentário: