quinta-feira, 24 de junho de 2010

Milhares de peixes morrem de forma misteriosa em Várzea Alegre

Um fenômeno vem intrigando os piscicultores do centro-sul do Ceará. Em um açude, na cidade de Várzea Alegre, foram encontrados milhares de peixes mortos.

Produtores dizem que, há pouco tempo, esfriou bastante na região e também chegou um vento forte e frio, que movimentou as águas do açude. Segundo eles, foi depois disso que os peixes começaram a morrer, inclusive os nativos, que ficam livres nos reservatórios.

Para descobrir a causa real da morte dos peixes, será feito um trabalho de pesquisa com ajuda de técnicos e biólogos. A investigação deve contar com apoio da Fundação da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

TV Diário

Um comentário:

Unknown disse...

Não é tão misterioso assim caro amigo, o que geralmente acontece nesse tipo de situação é um fenômeno conhecido como inversão térmica.
Acontece da seguinte maneira, um açude é formado por várias camadas de água, cada camada tem um nível de oxigênio, esse oxigênio diminiu a medida que vai aprofundando, ou seja, na superfície o nível de oxigênio é maior do que com 4 metros de profundidade por exemplo. Quem influencia diretamente nesse nível de oxigênio é o sol e o vento. A grosso modo, quanto mais sol e vento melhor. Tem um outro fenomeno chamado de pressão atmosférica que também contribui para esse tipo de problema, mas é um pouco mais complexo de explicar, mas que influencia muito em quedas bruscas de oxigenio, como nesse caso.
Assim sendo, a agua com bons níveis de oxigênio que está na superfície começa a "descer", e a água com baixos níveis de oxigênio começa a subir. Para o peixe nativo do açude que não está preso, tem a chance de aompanhar essa "água com oxigênio ", mas o que está preso na gaiola não, por isso ocorre a mortalidade. Aí vc me pergunta, mas os peixes do açude também morreram, só que mooreram apenas aqueles peixes que vivem em uma profundidade definida, ou seja, eles não descem muito. por isso pegaram uma camada de água com baixos níveis de oxigênio.