segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perdas na agricultura chegam a 90% na Região do Cariri, diz presidente da Fetraece


Desde o começo do ano, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) faz um acompanhamento junto aos municípios cearenses, onde são observados o pouco volume de chuvas. O presidente do órgão, Moisés Braz RicardoBraz, afirma que a perda no plantio de janeiro, na Região do Cariri, foi em torno de 90%. Nas outras regiões, as perdas chegam a 100%. Segundo ele, foi feito um novo plantio em março, mas o Estado continua seco, podendo ter perdas ainda maiores.

Preocupada com o volume de chuvas caído no Estado, em março deste ano, a Fetraece fez uma carta aberta à sociedade. O texto alertava para a não geração de chuva para o plantio e para o consumo de água para beber. Após percorrer vários sindicatos do Estado, o órgão detectou que a região mais grave é a do Sertão Central, com destaque para a cidade de Canindé.

Quanto ao Garantia Safra, Moisés Braz Ricardo avalia que o Ceará é pioneiro no número de vagas, onde foram conseguidas 300 mil vagas, atualmente 295 mil agricultores cadastrados. Mesmo assim, para ele, o número é pequeno, pois existe uma quantidade bem superior de agricultores cadastrados que têm direito ao Garantia Safra. O presidente da Fetraece acrescenta que o Programa não resolve a situação do agricultor.

Jangadeiro Online

Nenhum comentário: