O procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales (foto), responsável pelas ações do Ministério Público nas eleições deste ano no Ceará, informou que a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) vai realizar uma série de quatro grandes encontros nas diversas regiões do Estado, a partir de 1º maio, para orientar os promotores de Justiça das comarcas que atuarão no pleito, sobre a estratégia do MP para realizar a fiscalização eleitoral.
Embora a PRE seja uma instituição federal, por atuar junto à Justiça Eleitoral, que é especializada, os promotores de Justiça que atuam nas eleições estaduais são membros do Ministério Público Estadual, apenas cedidos ao MP Federal no período das eleições.
Alessander Sales quer deixar claro aos promotores as ações que devem se adotadas nos municípios, sobretudo porque, em eleições estaduais e nacionais, a função do Ministério Público, de dar entrada em ações, acaba ficando concentrada na própria PRE. "No Interior, os promotores vão acabar atuando muito mais com ações de polícia, do que judicial. A eles caberá a fiscalização das atividades relacionadas ao pleito e eu vou orientá-los a sempre solicitar aos juízes as atitudes cabíveis", enfatizou o procurador.
Irregularidades
A outra frente de atuação que Alessander irá passar aos promotores é na coleta de provas e na atenção que devem ter sobre as irregularidades que gerem ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ele espera contar, além do efetivo que atuou nas eleições 2008, com o reforço dos promotores que serão nomeados até junho. Depois das nomeações, a expectativa é que todas as comarcas do Estado tenham um promotor titular.

Nenhum comentário:
Postar um comentário