terça-feira, 6 de abril de 2010

Ibama constata desmatamento e apreende pescado em Iguatu

 
A operação de combate ao desmatamento e queimadas na região Centro-Sul do Estado do Ceará, realizada por duas equipes de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio de um helicóptero, resultou na apreensão de 6 mil metros de galão de pesca, 300 quilos de pescado, nas bacias dos açudes Orós e Castanhão, 60 aves silvestres, prisão em flagrante de três pescadores e a constatação de desmatamento de áreas de Caatinga, no município de Acopiara.

O trabalho dos fiscais do Ibama durou oito dias e terá prosseguimento na próxima semana. A nova ação fiscalizadora será realizada na região dos Sertões de Crateús, envolvendo vários municípios. O objetivo principal é combater focos de desmatamento da Caatinga e de queimadas. Após indicação por meio de georreferenciamento por satélite (GPS), a partir de sobrevoo de helicóptero, os técnicos e fiscais do órgão irão, por terra, identificar as propriedades e notificar os proprietários responsáveis pela derrubada de árvores nativas.

Desmatamento

O chefe do escritório do Ibama, no município de Iguatu, Fábio Bandeira, disse que a fiscalização conseguiu constatar dados recentes divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente.

Neste relatório, foi apontado que o município de Acopiara, também da região Centro-Sul do Ceará, está em primeiro lugar no ranking do desmatamento no Estado. "Visualizamos e fotografamos vastas áreas da Caatinga, destruída, cuja madeira é vendida como estaca e lenha", observou ele.

Bandeira ainda salientou que "os proprietários serão autuados posteriormente pelos delitos cometidos".
 
Leia mais...

Nenhum comentário: