quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lacen de Tauá, já em conclusão, vai atender população de 15 municípios

Já estão em conclusão as obras do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) regional de Tauá. A nova sede ocupa área de 1.031,62 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão em recursos do Tesouro do Estado, alocados no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (Mapp da Saúde). A inauguração do novo Lacen de Tauá está prevista para o primeiro bimestre de 2010.

O Lacen regional de Tauá funciona atualmente na sede da Coordenadoria Regional de Saúde (14ª Cres). Com a construção do novo laboratório, passará a atender a população dos quatro municípios da 14ª Cres e dos 11 municípios da 15ª Cres, de Crateús – Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril.

Com a nova sede e capacidade de atendimento ampliada, o Lacen de Tauá também vai realizar novos serviços. “Além de exames de HIV, hanseníase, tuberculose e dengue e análise da água para consumo humano, a população terá acesso, na própria região onde mora, a exames de rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, hepatites virais e cultura de tuberculose”, informa o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

O Lacen, além da unidade central em Fortaleza, tem unidades regionais nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, que já têm sedes próprias, Senador Pompeu e Icó, reformados em 2008, e o novo sendo concluído em Tauá.

No Mapp da Saúde, está planejada a construção de uma nova unidade em Sobral, no norte do Estado. O projeto do Lacen é implantar todos os serviços de saúde pública em todas as unidades regionais para descentralizar o atendimento e oferecer respostas mais rápidas às necessidades da população.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Nenhum comentário: