O III Encontro de Agentes de Leitura do Ceará diplomará os novos agentes, que receberão o material de trabalho (boné, mochila, camisa e fichas de cadastro) e juntamente aos veteranos e participam de palestras mesas redondas sobre temas ligados à leitura. Com uma mochila abarrotada de livros nas costas e muita disposição, os agentes de leitura seguem sobre as duas rodas da bicicleta levando a boas histórias para as localidades mais ermas. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, forma jovens incentivadores e propagadores do livro e da leitura, que atuam todas as microrregiões do Estado. Em 2009 foram selecionados e 24 novos agentes na Capital e 164 no Interior. Eles atuarão em 2010.
No interior, os municípios atendidos são: Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda (Região do Cariri); Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna (Maciço de Baturité); Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús (Centro Sul/Vale do Salgado); Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama (Sertão Central); Tejuçuoca, Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada (Litoral Oeste); Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá (Inhamuns); Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo (Vale do Acaraú/Ibiapaba); Ererê e Potiretama (Vale do Jaguaribe) estão no raio de atuação do programa.
Cada agente selecionado e capacitado vai receber a cada mês uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 354,80 durante um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo de 70 livros para realizar os atendimentos domiciliares a famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário