- O cearense Antônio Pinto Nogueira Accioly, um dos mais influentes políticos do início do século XX, é um dos filhos ilustres de Icó. A casa onde ele nasceu, no centro da cidade, está sendo restaurada e funcionará como sede da Prefeitura. O escritor e político Heráclito Graça, que ocupou a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), também nasceu no município.
- O distrito de Lima Campos, localizado a 10 quilômetros da sede do município, é famoso pelas peixadas servidas aos visitantes. Os restaurantes, todos caseiros, estão localizados às margens do açude de Lima Campos e servem tilápias, tucunarés, traíras, entre outros tipos de peixes. No pólo gastronômico, o cliente tem a opção de escolher o prato com peixes fritos, assados ou cozidos.
- O município de Icó é famoso também pela grande quantidade de igrejas espalhadas pela cidade. São quatro no total, todas tombadas pelo Iphan. Uma delas, a Nossa Senhora do Rosário, foi construída pelos escravos em 1828. Por isso, ficou conhecida como a Igreja dos Escravos, pois era a única da cidade que eles eram autorizados a frequentar. Ao todo, Icó tem 13 construções tombadas.
- A festa do Senhor do Bonfim, realizada sempre no dia 1º de janeiro, é considerada a terceira maior festa religiosa do estado do Ceará. Segundo a Secretaria da Cultura do Município, os festejos reuniram cerca de 100 mil pessoas em 2009. "São 15 minutos de fogos espalhados pela praça toda, que tem 966 metros de comprimento", garante o historiador Afonso Medeiros.
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário