Mais um escândalo estoura no Ceará. O jornal O Globo publica nesta segunda, 26, uma longa reportagem onde denuncia que 80% dos 184 municípios do Ceará têm entre 35% a 40% da população acima de 15 anos formada de analfabetos, ou seja existem 1,288 milhão de pessoas analfabetas, ou 20% do total da população cearense.
Outra triste constatação da Pesquina Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) revela que a taxa de abandono do ensino da rede fundamental totabiliza 1,5 milhão de alunos. Esse índice nas séries iniciais da 1ª a 5a séries é de 6,8%, e de 1,2% da 6ª a 9a série. Na rede privada o abandono é bem menor, de 0,8%.
O Governo do Ceará reconhece os problemas e se prepara para enfrentá-los. Lancará um projeto onde as prefeituras terão maior repasse de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - se obtiverem melhores resultados no ensino fundamental. A idéia do Governo Cid é combater imediatamente esse quadro de deficiência do ensino fundamental no Ceará. Leia mais sobre esse assunto no jornal O Globo: www.oglobo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário