quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Arqueólogos coletam informações em mais de 40 sítios arqueológicos do interior do Ceará para banco de dados do Iphan


Quarenta e dois sítios arqueológicos localizados nas cidades de Sobral, Forquilha, Irauçuba e Granja, no interior do Ceará, estão tendo os dados coletados por arqueólogos para a elaboração de relatórios parciais e cadastros no banco de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho, realizado ela empresa Inside Consultoria sob a responsabilidade do Iphan, teve início na segunda-feira (9) e devem levar de 10 a 15 dias até serem concluídos.

Dentre os objetivos previstos nas ações de cadastramento e recadastramento estão a produção de plantas e mapas georreferenciados com a delimitação de cada sítio arqueológico, com localização dos painéis e cortes (perfis rochosos), acompanhados de levantamento fotográfico detalhado de pelo menos 70% dos painéis de arte rupestre e 100% do sítio e seu contexto ambiental, e também a elaboração de relatórios parciais e cadastros no banco de dados do Iphan.

Em 2022, o estudo realizado pela Inside apontou que a região em que estão localizados os quatro municípios trata-se de uma das que concentra o maior número de sítios arqueológicos com a presença de registro rupestre do Estado.

Nenhum comentário: