sábado, 4 de junho de 2022

Vacinação contra influenza e sarampo para grupos prioritários é prorrogada no Ceará


As campanhas de vacinação de grupos prioritários contra influenza e sarampo foram prorrogadas até 24 de junho no Ceará. O objetivo é contemplar pelo menos 90% do público da influenza e 95% do de sarampo.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Estado ainda não alcançou uma cobertura vacinal ideal contra ambas as doenças. Na primeira e segunda fases, só foram alcançados 43,3% do público contra a influenza e 36,8% contra o sarampo.

No caso do sarampo, há uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a doença tem circulado livremente entre as Américas. No Brasil, alguns estados tiveram surto do tipo grave.

"É importante, portanto, que a população pertencente aos públicos-alvo das campanhas procure uma unidade básica de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Em meio ao atual período de chuvas, que favorece o surgimento e/ou agravamento de síndromes respiratórias, é fundamental minimizar o risco de adoecimento", diz Sarah Mendes, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Nenhum comentário: