segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TRE do Ceará é o 9º do país em transparência no Poder Judiciário

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral desembargador Haroldo Máximo, comemora: o TRE do Ceará alcançou 90,98% de conformidade e ficou na 9ª posição no Ranking da Transparência do Poder Judiciário – 2019. A informação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2018, o TRE-CE alcançou a 27ª posição nacional. Os esforços de melhoramento empregados pela administração do TRE-CE resultaram na 9ª posição, em 2019.

O ranking foi instituído pela Resolução CNJ nº 260, de 11 de setembro de 2018, e tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos. Avaliados anualmente, todos os órgãos do Poder Judiciário participaram do Ranking, que é coordenado pelo CNJ.

Foram 93 órgãos concorrentes, incluindo todos os segmentos de Justiça, Conselhos e tribunais superiores. Em 2019, a pontuação média entre os participantes foi de 77%. O TRE-CE alcançou 90,98% de conformidade.

Os itens sob avaliação foram divididos em dois grupos: transparência ativa e transparência passiva. Os critérios de transparência ativa dizem respeito às informações publicadas na página eletrônica do órgão. Os critérios de transparência passiva dizem respeito à possibilidade de solicitar informações.

Esta foi a segunda edição do ranking, que busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Os órgãos participantes responderam questionários enviados pelo CNJ.

Nenhum comentário: