sexta-feira, 8 de junho de 2018

STDS mobiliza municípios em Campanha contra o Trabalho Infantil

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reúne, nesta sexta-feira (8), os 184 municípios do Ceará para sensibilizar e engajar toda a rede socioassistencial na Campanha “Piores Formas: não proteger a infância é condenar o futuro”, celebrada em 12 de junho, reconhecido como Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O evento ocorrerá na Associação dos Comerciários, em Caucaia, e tem como objetivo promover debates sobre os direitos de crianças e adolescentes à infância segura, com educação, saúde e lazer.

“Nós precisamos de profissionais comprometidos com esta causa, de equipes atuantes que acompanhem, de perto, o dia a dia das famílias mais carentes do Ceará e que tenham tato para lidar com os mais diversos tipos de situações. A campanha serve também para nos lembrar da importância das ações que desenvolvemos ao longo de todo o ano, que são de extrema importância no combate ao trabalho infantil”, ressalta o titular da STDS, Francisco Ibiapina, que participará do evento junto aos representantes e técnicos dos 184 municípios do Ceará.

Mobilização social

De 2009 a 2015, o Ceará reduziu de 293 mil para 73.895, o equivalente a 75%, no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho. Os números – da PNAD 2015 – demonstram o resultado direto das ações de sensibilização, de monitoramento e de planejamento realizadas pela STDS junto aos municípios com maiores índices de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Os avanços na prevenção e na erradicação do trabalho infantil no Estado são decorrentes de uma série de atividades que a STDS vem desenvolvendo, com maior força, desde 2014, em 65 municípios cearenses. Esses municípios apresentavam, segundo dados do censo do IBGE 2010, registros de mais de 400 casos de trabalho infantil. As ações são desenvolvidas em parceria com o MDS, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Municípios prioritários

São 65 os municípios prioritários das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI): Acaraú, Acopiara, Amontada, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Barbalha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Cruz, Fortaleza, Granja, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Icó, Independência, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Vela, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Paraipaba, Parambu, Pedra Branca, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Tauá, Tiangua, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Governo do Ceará

Nenhum comentário: