sábado, 20 de janeiro de 2018

Prefeito de Mombaça (CE) assina termos de adesões ao Garantia Safra 2017-2018 e do projeto Hora de Plantar

O prefeito de Mombaça (CE), Ecildo Filho, participou na última semana ao lado do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Natanael Marques, da chefe da Ematerce, Valderice Bezerra e agricultores do nosso município da solenidade de assinatura do termo de adesão ao Garantia Safra 2017-2018 e do projeto Hora de Plantar, evento realizado na cidade de Morada Nova (CE). 

De acordo com o prefeito Ecildo Filho, a solenidade contou com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, deputados, secretários de estado e demais autoridades.

Hora de Plantar

A ação conta com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões e beneficia 150.639 mil agricultores familiares em 182 municípios cearenses, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não dispõem de zona rural. As sementes já se encontram nos 11 armazéns regionais, para serem distribuídas aos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce). A entrega segue a probabilidade de chuvas e acontece em fevereiro na Ibiapaba, Sertão Central, Sertões de Canindé, Baixo Jaguaribe, Maciço de Baturité, Metropolitana e Norte. A distribuição foi concluída na semana passada na região do Cariri e nesta semana serão realizadas as entregas no Centro Sul e sertões dos Inhamuns/Crateús.

As sementes disponibilizadas obedecem um criterioso controle de lotes, observando germinação, pureza e infestação. “É uma expectativa grande porque os produtores vão receber uma semente de qualidade superior antes mesmo do período chuvoso (por volta da metade do mês de fevereiro em Morada Nova) e um por um preço subsidiado, que é muito inferior ao que é praticado pelo mercado”, descreve o gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes.

Garantia-Safra

Na mesma cerimônia em que, simbolicamente, os agricultores familiares de todo Ceará recebem as sementes, mudas, raquetes e manivas do Hora de Plantar, serão assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra com prefeitos de todo Estado. Nesta edição, o Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 227.051 agricultores inscritos no programa do governo federal. O seguro dispõe de R$ 850 para cada agricultor selecionado que tiver comprovada perda de safra igual ou superior a 50%.

Nenhum comentário: