TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Rodrigo Maia diz que votação da reforma da Previdência será em 19 de fevereiro

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (14) que a Câmara só irá votar a reforma da Previdência no ano que vem. A votação foi marcada por ele para 19 de fevereiro.

Na véspera, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, havia dito que a votação ficaria para fevereiro, segundo ele após um acordo entre os presidentes da Câmara e do Senado, com participação do Planalto. Porém, o Palácio do Planalto negou o adiamento e afirmou que ainda discutiria a data.

O dia 19 de fevereiro é a primeira segunda-feira após o Carnaval, que em 2018 cai no dia 13, segunda terça-feira do mês.

Por ser uma mudança na Constituição, a proposta que muda as regras da aposentadoria precisa de pelo menos 308 votos entre os 513 deputados para ser aprovada, em dois turnos. O governo trabalha há meses para convencer deputados e alcançar esse número de votos, mas ainda não teve sucesso. Por causa disso, adiou diversas vezes a previsão de data para votação. A última previsão era votar na semana que vem, a última de trabalho do Congresso em 2017.

O presidente da Câmara disse que tem a convicção de que serão garantidos os votos necessários, e que terão entre 320 e 330 votos em fevereiro. Segundo ele, apesar de 2018 ser um ano eleitoral, o tamanho da atual crise nas contas públicas deve ajudar a levar a reforma adiante.

Uol

Nenhum comentário: