terça-feira, 26 de setembro de 2017

Projeto de lei da deputada estadual Mirian Sobreira visa prioridade no atendimento de diabéticos

Pensando do bem-estar das pessoas portadoras de diabetes, a deputada Mirian Sobreira cria o projeto de lei que institui que as unidades prestadoras de serviços de saúde das redes públicas estadual e privada, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), concedam prioridade no atendimento de portadores desta doença, nos casos da realização de exames médicos em jejum total. O usuário deverá comprovar a sua condição mediante a apresentação de documento médico que comprove a patologia. O projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira, 26.

A iniciativa visa permitir uma maior agilidade e conforto para estes pacientes, haja vista, de acordo com os índices da Sociedade Brasileira de Diabetes, em muitos casos, metade dos portadores de diabetes tipo 1 sofrem com hipoglicemia uma vez por mês, mal que também afeta alguns pacientes de
diabetes tipo 2, ainda que mais raramente. 

A hipoglicemia é a queda excessiva do nível de açúcar no sangue que, em situações extremas, pode levar à perda de consciência ou a crises convulsivas podendo também causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até a morte. Essa é a complicação mais frequente para pacientes com diabetes que utilizam medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina. “É importante compreender a importância de dar o cuidado necessário ao paciente com diabetes”, ressaltou a parlamentar.

Como o diabético não pode ficar longos períodos sem se alimentar, haja vista que os níveis de açúcar no sangue caem naturalmente, é de extrema importância comer a cada três horas sem pular nenhum lanche ou refeição principal. Tendo em vista essa questão, é preocupante para o portador de diabetes, a espera prolongada de exames em jejum.

Um comentário:

Revista "O Conterrâneo" disse...


Parabenizar a deputada Mirian Sobreira pela iniciativa da lei. A lei contribuirá para a melhoria na qualidade de vida e dos atendimentos aos pacientes portadores de diabetes. Blog: www.oconterraneo.blogspot.com