TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Caos na saúde de Acopiara: Central de Assistência Farmacêutica coloca em risco a vida de pacientes ao distribuir medicamentos com prazo de validade vencido

O blog recebeu uma denúncia gravíssima dando conta que a CAF - Central de Assistência Farmacêutica de Acopiara órgão ligado a Secretaria da Saúde está distribuindo para os pacientes medicamentos com prazo de validade vencido o que representa um verdadeiro perigo para quem consome.

O medicamento "hemitartarato rivastigmina", por exemplo, um dos produtos entregues na CAF com data vencida, é um remédio usado no tratamento da doença de Alzheimer e doença de Parkinson, pois aumenta a quantidade a acetilcolina no cérebro, uma substância importante para o funcionamento da memória, aprendizagem e orientação do indivíduo.
O medicamento que contém 30 cápsulas tem preço aproximado de R$ 400 nas farmácias. Diante da gravidade da denúncia o blog vai aguardar um posicionamento da Secretaria da Saúde e do próprio prefeito da cidade. Após as manifestações de ambos, o caso será levado ao conhecimento do Ministério Público para que medidas de fiscalização sejam adotadas na CAF.

A CAF tem por obrigação prestar assistência farmacêutica de forma estratégica aos usuários do serviço, com eficácia, segurança e qualidade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a equipe multiprofissional, contribuindo para o atendimento humanizado à população.

Nenhum comentário: