TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Prefeitura de Iguatu realiza mutirão de Cirurgias de Catarata e zera fila de espera de 2016

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Saúde, zerou a fila de espera dos pacientes que aguardavam desde 2016 pela cirurgia da catarata. Por meio do “Mutirão de Cirurgias de Catarata”, no município, os pacientes que foram operadas voltaram a enxergar.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a realização do mutirão é para atender um antigo pedido da população e de pacientes que aguardavam o fim desta longa agonia. “Nada pode ser mais importante que devolver às pessoas a capacidade de enxergar, como estamos fazendo com o mutirão de cirurgia de cataratas” destacou Ednaldo.
O secretário da Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, afirmou que o governo do prefeito Ednaldo Lavor e do vice-prefeito Marcos Sobreira, realizará outro mutirão de saúde para zerar também a fila deste ano. “A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular” disse o secretário Marcelo Sobreira.

Óculos e colírio

O prefeito Ednaldo Lavor e a primeira-dama do município e secretária da Assistência Social, Eliane Braz, entregaram óculos e colírios para os pacientes. Para dona Maria Aparecia, está é uma ótima iniciativa, principalmente para quem não tem condições de efetuar uma compra.

Catarata

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

Ela consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade. A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: