segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Hospital Regional de Iguatu realiza primeira cirurgia artroscópica do centro-sul do Ceará

Na última sexta-feira, 11, o HRI (Hospital Regional de Iguatu) realizou a primeira artroscopia (cirurgia por vídeo) de joelho da Região Centro Sul do Ceará. A operação foi realizada pelo iguatuense Dr. Prisciliano Soares, médico ortopedista e especialista em cirurgia de joelho pela Santa Casa da Bahia.

A artroscopia permite que os médicos tenham uma visão clara do interior do joelho. Isso ajuda a diagnosticar e tratar problemas da articulação. Ela é feita através de pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequeno com uma câmera mais ou menos do tamanho de um lápis) na articulação do joelho. O aparelho envia a imagem para um monitor de televisão e no monitor, o cirurgião pode ver as estruturas do joelho com grande detalhe.

De acordo com o secretário da Saúde do Município, Dr. Marcelo Sobreira, a realização desse procedimento representa um grande avanço para a Saúde local. “Estamos fazendo história na saúde do município ao realizar pela primeira vez uma cirurgia ortopédica em vídeo, usando equipamentos de última geração e garantindo ao nosso povo saúde e qualidade na prestação desses serviços” disse Sobreira.

O Diretor Clínico do HRI, Dr. Roberto Mendonça, explica que a artroscopia é usada para reparar ou remover os tecidos danificados. Para fazer isso, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados através de outras incisões em torno do joelho. “Ele é minimamente invasivo e, com o auxílio de uma câmera, tem o objetivo de realizar o tratamento de lesões intra-articulares como lesões meniscais ligamentares e de cartilagem através de duas pequenas incisões de um centímetro”, esclareceu Mendonça.

Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: