sábado, 5 de novembro de 2016

Portões dos locais de avaliação fecham às 12h

Depois do intenso período de estudos e preparação, é chegada a hora para milhões de estudantes de todo o País testarem seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicados nestes sábado e domingo. O Ceará, Capital e Interior do Estado, teve 515.601 inscritos, enquanto o Brasil registrou 8.627.195.

Atenção especial deve ser dada aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais onde os testes serão realizados. Como o Ceará não segue o horário de verão, os locais de realização do teste estarão abertos a partir das 11h e serão fechados às12h. Depois disso, não será mais permitido o acesso de qualquer pessoa ao local. Nos dois dias, as provas serão distribuídas a partir das 12h30.

Neste sábado, serão entregues as questões referentes a Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com tempo de 4h30 para realização do teste. Já no domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Os alunos terão 5h30 para completar o certame. Os locais de prova foram divulgados com antecedência, por meio dos cartões de confirmação de inscrição disponíveis no site do Enem. Apesar de não ser obrigatória a apresentação do cartão, ele traz informações importantes como o endereço e a sala onde o candidato fará a prova, conforme o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). É obrigatória, contudo, a apresentação de documento de identidade original com foto. Não serão aceitas fotocópias ou documentos fora da validade. Caso o estudante não esteja com o documento, seja por perda, roubo ou furto, ele deve apresentar ao fiscal de sua sala o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias anteriores ao da aplicação do Exame Nacional.

Os candidatos devem portar ainda caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de qualquer outra cor para marcar o cartão-resposta pode comprometer a leitura ótica dos itens.

Eliminação

O maior temor do candidato ao Enem é não ser aprovado devido ao desempenho nas provas. Contudo, há razões que, independentemente do resultado, também podem excluir o participante do certame. Conforme o Inep, documentação, comportamento e objetos levados ao local de prova, quando não estão em conformidade com as regras do exame, podem barrar o candidato.

Se a pessoa, após entrar na sala, portar equipamento eletrônico e de comunicação, será desligada da prova. Há objetos que não podem ser utilizados, como livros, notas ou qualquer meio impresso. Caso o participante queira ausentar-se da sala, é preciso estar acompanhado de um aplicador. Objetos como óculos escuros, boné, chapéu e gorro podem motivar a eliminação.

DN Online

Nenhum comentário: