quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Standard & Poor's tira de grau de investimento da Petrobras

notas petrobras agências classificação (Foto: Editoria de Arte/G1)
A Standard & Poor's (S&P) tirou nesta quinta-feira (10) o grau de investimento da Petrobras. A nota da estatal foi rebaixada em dois níveis, de "BBB-" para "BB", com perspectiva negativa.

A ação de rating acontece um dia após o rebaixamento da nota de crédito soberano do Brasil, que perdeu o selo de bom pagador na classificação da S&P.

Além do rebaixamento da Petrobras para categoria especulativa, a agência anunciou nesta quinta o corte das notas de outras 30 empresas brasileiras como desdobramento direto da perda do grau de investimento do Brasil. 

Veja lista na imagem acima

Em comunicado, a S&P disse que a perspectiva negativa aplicada à dívida da Petrobras - que abre a possibilidade de outro rebaixamento no futuro - é um reflexo da situação política e econômica do país.

"Vamos continuar avaliando a qualidade de crédito das empresas em uma base contínua em vista da enfraquecida qualidade do crédito soberano e de perspectivas macroeconômicas mais fracas”, destacou a S&P.

Em teleconferência com jornalistas mais cedo, analistas da S&P já tinham sinalizado que a Petrobras corria o risco de perder o grau de investimento e ter a sua dívida rebaixada para a categoria especulativa.

Segundo a agência, o Brasil precisa mostrar sólido e consistente comprometimento para reverter a sua situação e voltar a ter grau de investimento.

Nenhum comentário: