quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Implantação do sistema 'zona azul' on line causa reclamações em Iguatu (CE)

A implantação do sistema de estacionamento rotativo em ruas do centro desta cidade vem gerando reclamações entre proprietários de veículos e representantes de entidades de classe e clubes de serviço. Denominado de Área Azul o serviço é exclusivamente digital e tem por objetivo oferecer vagas para os consumidores que visitam o centro comercial.

A Área Azul foi implantada há 15 dias e vem gerando muitas reclamações. No último dia 31 de julho, houve reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de discutir com representante da empresa contratada pelo município para gerenciar o serviço, Diego Lavor, e o secretário de Trânsito e Cidadania do município, Adelmo Melo, dúvidas.

Uma semana depois, foi encaminhado um documento assinado por representantes da CDL, Sindicato dos Lojistas, Associação Comercial, Maçonaria e Câmara de Vereadores para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e para a Sinart, empresa responsável pela exploração do serviço de zona azul nesta cidade.

"Apresentamos as principais dúvidas e queixas da população", disse o presidente da CDL, empresário Francisco José Mota Luciano. "Esperamos em breve o atendimento de nossas reivindicações".

Muitos questionamentos não foram respondidos durante a reunião. A principal queixa refere-se ao modelo implantado na cidade, que é exclusivamente digital e tem trazido dificuldades para os usuários. "São poucos os pontos de venda de horário e quando o usuário se desloca até lá, o fiscal já tem feito a notificação do veículo estacionado", observou José Mota. "Será que o sistema por Internet é eficaz?". Outra reclamação referia-se ao limite de tempo de estacionamento em cada vaga, que é numerada, por, no máximo, duas horas, havendo necessidade de o condutor retirar o veículo para outra vaga e efetuar novo pagamento. Esse ponto foi atendido prontamente.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Adelmo Melo, o usuário pode permanecer por até quatro horas na mesma vaga, adquirindo o horário por duas horas e renovável por mais duas.

Por meio do sistema 'on line' o usuário pode fazer o cadastro via internet para usar o serviço com mais comodidade pagando até no cartão de crédito. Há possibilidade de baixar o aplicativo para usar no celular e controlar os créditos pelo telefone, renovando o período de estacionamento. Entretanto, as pessoas idosas, aquelas que vêm de outras cidades e aqueles que não têm facilidade de usar a internet reclamam das dificuldades que o sistema oferece.

O representante do Rotary Club, Tales Teixeira, lembrou que nas cidades de Sobral, Crato e Juazeiro e até Fortaleza o serviço é feito por meio de modelo tradicional, com aquisição de folhas de zona azul com os agentes ou empresas cadastradas.

"Somente agora, na Avenida Beira Mar, é que o sistema digital está sendo implantado, em fase de teste", frisou. "Os agricultores, as pessoas mais simples têm dificuldades de baixar aplicativo e aderirem ao sistema exclusivamente on line", contou.

Desde a reunião na CDL, no último dia 31, houve o compromisso das multas de trânsito ficarem suspensas por pelo menos 15 dias. Durante o período, o Demutran iria realizar campanha de orientação. A empresa responsável pela exploração da Área Azul, entretanto, continua com os agentes notificando os carros diariamente. Quem não sabe, recorre à firma para pagar o valor de R$ 20,00, isto é, dez vezes mais, o valor cobrado por duas horas de estacionamento em zona azul.

"Não sabia que não haverá aplicação de multa. Recebi a notificação da empresa e paguei vinte reais", disse o professor Luís Rodrigues. "Nas outras cidades, os agentes vendem o boleto de zona azul, facilitam a vida da gente, mas aqui eles só fazem aplicar notificação com as maquininhas na mão". Outra dúvida é sobre a legalidade da aplicação de multa de trânsito por meio de notificação da empresa encaminhada para o Demutran, sem a presença de agente no ato da infração.

Leia mais no Diário do Nordeste

Nenhum comentário: