segunda-feira, 6 de julho de 2015

CPI da Petrobras e reforma política marcam semana no Congresso

Esta é a penúltima semana de trabalhos no Congresso Nacional antes do recesso parlamentar. Na Câmara, a CPI da Petrobras corre para cumprir a agenda de depoimentos.

Nesta terça-feira, vão ser ouvidos três depoentes. Entre eles, a viúva do ex-deputado federal José Janene, Estael Janene. O ex-deputado é citado como um dos principais operados do esquema de corrupção da Petrobras.

Na quarta-feira, a CPI fará uma acareação entre Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras e Renato Duque, ex-diretor da estatal. Barusco acusa Duque de receber propinas para facilitar contratos. Duque nega. Na quinta-feira, vai ser a vez de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, participar de acareação com Pedro Barusco.

Já o plenário da Câmara deve avaliar o segundo turno de votação da PEC da Reforma Política. E também a MP do Futebol, Medida Provisória que trata da renegociação das dívidas dos clubes de futebol. No Senado, o Plenário pode votar o projeto de Lei que aumenta as penas previstas no ECA, o Estatuto da Criança e Adolescente, para jovens que cometerem crimes hediondos. O tempo máximo de internação passaria de 3 para 8 anos.

Outro projeto polêmico que tramita no Senado é o que muda o regime de exploração do petróleo no Pré-Sal brasileiro. O texto tira a obrigatoriedade da Petrobras participar dos contratos para extrair o petróleo.

Ainda existe a expectativa de uma sessão conjunta de deputados e senadores nesta terça-feira para analisar os vetos presidenciais. Entre os vetos, está o que trata da fusão de partidos.

Rádio Agência

Nenhum comentário: