terça-feira, 24 de março de 2015

Coordenador de Programa contra dengue diz que não é possível avaliar agora uso de vacina

23032015_dengue_ebcO coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, Giovanini Coelho, afirmou nesta segunda-feira, 23 de março, que ainda não há possibilidade de fazer qualquer avaliação sobre o uso da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantã.

Ele informou que as pesquisas realizadas até agora com o produto tiveram resultados promissores, mas que os estudos para avaliar a eficácia do imunizante ainda estão em planejamento. Coelho ressaltou que no momento ainda não pode emitir qualquer opinião sobre o uso da vacina.

O coordenador avaliou que embora o imunizante possa ser uma arma importante, ele não resolverá sozinho o problema de epidemias provocadas pela doença. Coelho calculou que a proteção oferecida não ultrapassa 60% em um sentido mais genérico. Para um dos subtipos do vírus da dengue, o percentual seria de apenas de 40%. Nesse sentido, avaliou que o controle da dengue somente pode ser feito de forma efetiva com o uso simultâneo de diversos recursos.

Outra vacina

A vacina em desenvolvimento no Instituto Butantã não é a única que está em fase de pesquisa. A farmacêutica francesa Sanofi também realiza testes de um imunizante contra a dengue. A previsão é que o produto, que está em fase mais avançada de desenvolvimento, entre no mercado no próximo ano.

Nenhum comentário: