sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Nova espécie de pterossauro é encontrada em Santana do Cariri

Cranio

Uma nova espécie de pterossauro com características diferenciadas, foi apresentado durante esta semana, por pesquisadores do Nordeste. Com características tridimensionais e um extraordinário nível de preservação, o crânio do réptil voador, com aerodinâmica perfeita, foi achado no sítio São Gonçalo, em Santana do Cariri e identificado como Maaradactylus kellneri.

Encontrado com cerca de 95% de preservação, o fóssil deverá ter em torno de 111 milhões de anos, do período Cretáceo. A apresentação da nova descoberta aconteceu na manhã desta quarta-feira, durante coletiva com a pesquisadora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Juliana Sayão, que há mais de duas décadas desenvolve trabalhos de pesquisa na região do Araripe. O material vem sendo alvo de estudo de uma tese de mestrado do cratense, Renan Bantim, na área de histologia dos pterossauros, na universidade pernambucana. Com isso, esses animais alados poderão ser associados às diversas espécies que existiam tanto na África como na China.

O réptil de anatomia exata já se soma a 23 diferentes espécies de pterossauros encontrados na área da Bacia do Araripe. E foi achado justamente no terreno do diretor do Museu de Paleontologia da URCA, Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, o que facilitou a coleta do material pelos pesquisadores. A peça comporá o acervo do Museu de Santana do Cariri, além do crânio e da mandíbula reconstituídos.

Nenhum comentário: