quarta-feira, 28 de maio de 2014

OAB apura envolvimento de 5 advogados em venda de habeas corpus

OAB Habeas corpus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) recebeu documentação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referente a suposta venda de habeas corpus em plantões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Segundo o presidente da OAB no Estado, Valdetário Monteiro, os documentos, áudios e vídeos recebidos apontam indícios fortes do envolvimento de 5 advogados e outros 3 estão sendo investigados.

Valdetário Monteiro afirmou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), que após analisar os arquivos recebidos, percebeu a gravidade das denúncias. O presidente esclareceu que a entidade dará grande celeridade ao caso e garantiu que nenhum dos envolvidos compõe comissões do órgão.

Os nomes dos advogados envolvidos no caso não foram revelados, pois o processo segue em segredo de Justiça. Valdetário explica também que a punição varia de advertência e suspensão até a expulsão dos advogados.

O presidente da entidade no Ceará fala que é de extrema importância a população estar ciente da gravidade das acusações e lembra que existem mais de 30.000 profissionais registrados na OAB. O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da instituição, José Damasceno Sampaio, explica também que a OAB está tentando averiguar os plantões para detectar os advogados que entraram com petições.

Nenhum comentário: