sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sementes do Hora de Plantar serão entregues no Cariri

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, realiza na próxima segunda-feira (13/1), a partir das 9 horas, na Ceasa de Barbalha, a entrega das sementes do programa Hora de Plantar. As sementes serão entregues aos três armazéns da Ematerce no Cariri, localizados em Campos Sales, Barbalha e Milagres. Participam da solenidade o secretário Nelson Martins e o Governador do Ceará Cid Gomes.

Pelo menos 24.615 agricultores serão beneficiados em 28 municípios da Região do Cariri. Eles irão receber, posteriormente, as seguintes quantidades de sementes: milho hibrido (1.219.140 kg) milho variedade (14.090 kg), feijão Caupi (53.650 kg), sorgo forrageiro (30.940 kg) e mamona (2.325 kg), totalizando 1.320.145 kg (um milhão, trezentas e vinte mil, cento e quarenta e cinco toneladas de sementes). Além disso serão distribuídas também 720 m³ manivas de mandioca, 10.030 unidades de cajueiro anão precoce e 431 mil unidades de palma forrageira, totalizando um investimento de R$ 4.683.420,00 (quatro milhões, seiscentos e oitenta e três mil, quatrocentos e vinte reais).

Os moradores da Região do Cariri também serão beneficiados com uma unidade móvel do projeto Ceasa nos Bairros. O projeto existe desde 2005 e tem como objetivo aproximar o atacadista do consumidor e oferecer aos cidadãos, hortigranjeiros de boa qualidade com preços acessíveis, semelhantes aos praticados na Ceasa, na porta de casa. O ônibus teve investimento no valor de R$ 216.800,00 (duzentos e dezesseis mil e oitocentos reais).

Ainda durante a solenidade, o secretário Nelson Martins e o Governador Cid Gomes vão entregar 1406 títulos de propriedade para os agricultores de Barbalha e 1021 para os agricultores de Porteiras. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária do Ceará que tem como principal meta universalizar a titulação de terra no Estado, reconhecendo agricultores como os proprietários das terras, evitando assim a grilagem.

Com o título de terra, os agricultores familiares poderão ter acesso às políticas de crédito e assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. O Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará é executado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nenhum comentário: