segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Saúde: 22 novas ambulâncias vão reforçar SAMU no Ceará

samudestaque

Já estão a caminho do Ceará, mais 143 ambulâncias. Com isto, conseguiremos cumprir a universalização do SAMU no Estado, uma das metas de formar no Ceará, a melhor rede pública de saúde do Brasil”. Com estas palavras, o governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Ciro Gomes, entregou, na tarde desta segunda-feira (09), no Palácio da Abolição, 22 novas ambulâncias, que contemplarão o atendimento emergencial em Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro (SAMU Ceará Polo I). Com estas aquisições, a cobertura estadual dá um salto quantitativo, passando de 47 para 79 municípios, o que representa 48,8% da população do Interior. Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com UTIs móveis, e 18 são básicas.

samudentro3

Segundo Cid Gomes, a universalização do SAMU, juntamente com a implantação das unidades de saúde em todo o Estado, fazem parte de um compromisso do Governo com a população, de descentralizar e desafogar o atendimento em saúde. “O colapso na saúde é causado com o atendimento centralizado. Com a implantação dos hospitais regionais nas macrorregiões e uma rede de unidades de saúde ao redor desses hospitais, como os CEOs, as Policlínicas e as UPAs, o atendimento em saúde já apresenta uma sensível melhora. Só pra termos ideia, em todo o Ceará, no ano de 2006 foram realizados 9 mil exames de mamografia. Somente de janeiro a outubro de 2013, já foram registrados mais de 130 mil exames. Com a ampliação das policlínicas esse número vai mais que dobrar”, enfatizou o Governador.

samudentro2

Atualmente, estão em funcionamento em Fortaleza seis Unidades de Pronto Atendimento. De acordo com o Governador Cid Gomes, até o meio de 2014 serão 12 unidades em funcionamento na capital. “Somente nas seis unidades existentes em Fortaleza, já foram contabilizados quase um milhão de atendimentos à população”, concluiu Cid.

Nenhum comentário: