segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Policlínica de Iguatu será inaugurada nesta quinta-feira (12)

 Policlínica será inaugurada, mas não funcionará de imediato. Foto: Honório Barbosa

Finalmente, depois de dois anos concluída e fechada, o governo do Estado anunciou para quinta-feira, dia 10, a inauguração da Policlínica Regional de Iguatu. Sob gestão de consórcio público de saúde, o equipamento atenderá os moradores dos municípios de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro, totalizando uma população de cerca de 315 mil habitantes.

Uma grande comitiva de Acopiara, liderada pelo prefeito Dr. Vilmar (Pros), se fará presente.

Na policlínica, serão oferecidas consultas em 13 especialidades: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Além da tomografia computadorizada, a população terá acesso a outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. Na Policlínica, há também atendimento em fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social.

A policlínica Dr. Manoel Carlos de Gouvêa , tipo II, teve as suas obras iniciadas em abril de 2010. Foram mais de três anos para que o equipamento, enfim, pudesse ser inaugurado. Problemas apresentados na construção da obra chamaram a atenção do Ministério Público do Ceará que ingressou com uma Ação Civil Pública, determinando que o Estado obrigasse a construtora responsável pela obra a providenciar os devidos reparos.

A obra foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com orçamento de R$ 6,9 milhões na reforma e ampliação do prédio. Com a aquisição de equipamentos, o Governo do Estado investiu mais R$ 5,2 milhões.

Nenhum comentário: