sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atrações de Natal encantam visitantes em Iguatu

Iguatu/ Sobral O som clássico dos violinos, violoncelos e contrabaixo; os clarins dos metais; a percussão e o ritmo popular ecoam nas noites de dezembro, na Praça da Matriz de Senhora Sant´Ana, em Iguatu. A mistura de linguagens musicais faz parte do projeto cultural Iguatu Natal de Luz, que a cada dia encanta o público local e os visitantes.

As praças da cidade estão decoradas com milhares de luzes e enfeites com motivos das festas de Natal. As instalações temáticas, a Casa do Papai Noel, a Casa da Barbie e do Soldadinho de Chumbo, atraem em média, por dia, 500 crianças e adolescentes. Nesta época, a cidade se transforma. É por causa dessa mudança que Iguatu recebe o título de "Gramado do Nordeste".

O casal de professores universitários, Paulo Roberto Oliveira e Márcia Oliveira, em visita à cidade, ficou encantado. "Em pleno sertão, ouvir um concerto clássico, homenageando o maestro Eleazar de Carvalho, lembra uma cidade da Europa. As praças e a cidade estão muito bonitas". Os dois vieram da Paraíba e estavam de viagem para Teresina para visitar parentes e resolveram conhecer o projeto "Iguatu Natal de Luz".

"Fiquei encantado", disse a docente Márcia. "Não me lembrava que Eleazar de Carvalho e Humberto Teixeira haviam nascido nesta cidade". Estudantes e professores da Escola de Música Clássica Eleazar de Carvalho fazem apresentações na Praça da Matriz. Antes, a Banda de Música Maestro Manoel Ferreira Lima executa MPB, baião e ritmos natalinos para atrair os moradores e visitantes.

A bandinha de música inclui no repertório um pout-pourri com xotes e baiões em homenagem ao centenário de vida de Luiz Gonzaga, que transcorreu ontem. Alunos e professores da Escola de Música Popular Humberto Teixeira também fazem apresentações na praça.

De acordo com a Secretaria de Cultura do município, cerca de seis mil pessoas já haviam passado, desde o último dia 1º, pelas instalações temáticas: as casas do Papai Noel, da Barbie e do Soldadinho de Chumbo.

Nenhum comentário: