quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPI aprova convocações dos governadores Perillo e Agnelo e rejeita a de Cabral

A CPI criada para investigar o elo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários aprovou nesta quarta-feira (30) a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). A convocação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi rejeitada por 17 votos a 11.

Agnelo e Merconi Perillo são citados por integrantes da quadrilha de jogo ilegal comandada por Cachoeira em conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal. Sérgio Cabral aparece em fotos durante uma viagem a Paris ao lado do presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish. De acordo com a PF, a Delta transferiu recursos a empresas fantasmas do grupo de Cachoeira.

A convocação de Perillo foi aprovada por unanimidade e a de Agnelo, aprovada por 16 votos favoráveis e 12 contrários. A data dos depoimentos ainda não está definida.

Entre os que defenderam que o governador do Distrito Federal não fosse convocado estava o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-SP). A convocação de Agnelo foi aplaudida em plenário pela oposição.

Cunha propôs adiar mais uma vez, para o dia 12 de junho, a votação de requerimentos de convocação de governadores, mas a maioria dos parlamentares decidiu apreciar os pedidos na tarde desta quarta.

Os integrantes da CPI rejeitaram requerimento para analisar as convocações em bloco - optaram por analisar o caso de cada governador individualmente.

Nenhum comentário: