terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cidade Universitária em Iguatu parada há cinco meses


Iguatu. A construção do Campus Multi-institucional que vai abrigar cursos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), instituição da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) no Bairro Santo Antônio, nesta cidade, está paralisada desde outubro do ano passado. Houve o cancelamento de contrato com a construtora responsável inicialmente pela obra.

O campus, popularmente denominado de Cidade Universitária, está em construção na área onde funcionava a antiga Companhia Industrial de Beneficiamento de Algodão e Óleo (Cidao). A unidade educacional teve sua construção iniciada em novembro de 2009 e tinha um orçamento inicial de R$ 16 milhões. Cerca de 60% dos serviços já foram executados, segundo o encarregado administrativo da empresa que iniciou a obra, Jhonys Berkson Gomes.

Os estudantes, professores e dirigentes do campus da Urca e da Uece aguardam com expectativa a retomada da construção. "O nosso sonho é estudar na Cidade Universitária, que vai oferecer melhores condições e estrutura de ensino", disse o estudante de economia Paulo Gonçalves. "A nossa preocupação é que a obra demore muito tempo para ser concluída".

A estudante de Enfermagem, Camila Oliveira, afirma que alguns colegas estão descrentes com a retomada da construção. "Muitas obras do Estado estão paralisadas ou demoram décadas para ser concluída".

O diretor do campus da Urca em Iguatu, Ivo Ferreira, disse que há entre os universitários uma expectativa para retomada da obra. "Aguardamos com ansiedade o reinício das obras e a sua conclusão para que a Urca e as outras instituições tenham lugar adequado para o desempenho de suas atividades", diz. O professor Eudênio Bezerra, diretor da Fecli, espera que a unidade ofereça estrutura moderna e adequada para todos os cursos e definição de seu gerenciamento.

O coordenador de Educação Profissional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Ricardo Costa e Silva, afirma que a licitação para a escolha da construtora que vai retomar a obra já foi realizada. "A licitação já foi concluída e está em fase de homologação", frisa. "A nossa expectativa é de que, em 30 dias, a obra será retomada". Os recursos para a conclusão da unidade, destaca, estão assegurados. "Houve um problema com a construtora que não cumpriu certas exigências e o contrato foi cancelado. Esperamos que em um ano e meio a obra esteja concluída", ressalta.

Mais informações
Secretaria da Ciência e Tecnologia em Fortaleza
Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150
Bairro Edson Queiroz
Telefone: (85) 3101. 6400

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: