quinta-feira, 3 de março de 2011

Proerd atende 2.400 alunos das escolas do município de Iguatu

 
Dois mil e quatrocentos é o número de estudantes que serão atendimentos no município de Iguatu em doze escolas da rede municipal este ano, através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido em parceria com Governo do Estado através da Polícia Militar e pela Secretaria da Educação do Município.

No último dia 23 de fevereiro, às 17 horas, o comandante da 2ª Cia do 2º BPM, tenente coronel Jarbas Freitas participou do encontro com os pais de alunos. O evento foi realizado na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Joaquim Távora (Prado), e contou com a participação de representantes da Secretaria da Educação, dos soldados que ministram as aulas, Renato e Duarte, e pais de alunos.

Esse primeiro contato com os pais, segundo o comandante, é um chamamento para as famílias estarem mais presentes na escola contribuindo também com a formação educacional visando a uma vida melhor para os estudantes longe das drogas e de outros males que venham interferir na conduta como cidadão. “O Proerd é um programa capitaneado pela Polícia Militar e atinge todo o Brasil. 
 
Aqui em Iguatu, felizmente já estamos no segundo ano, crescendo de pouco mais de 700 alunos para 2.400 estudantes e isso tem provado que é um programa de sucesso e com esse projeto. Podemos dizer que é uma espécie de vacina para ensinar os jovens a dizerem não às drogas. Essa é uma função nossa da Polícia Militar: agir na prevenção da segurança pública. 
 
O projeto em si é iniciado com reunião com os pais, porque queremos ter a parceira dos pais, da escola e juntos com isso queremos evitar que os jovens ingressem no mundo das drogas. Um mundo tão nefasto e que tem cooperado por demais com a violência que vivenciamos hoje no país e principalmente no nosso Estado, na nossa Região”, disse o comandante, mostrando a visão do programa em defesa da vida.

O diretor da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, professor Nonato Pereira falou com alegria da iniciativa da Secretaria da Educação em proporcionar para os estudantes iguatuenses a formação especial através do programa desenvolvido pela Polícia Militar. “Vejo como uma importância muito grande essa implantação do Proerd nas escolas do município porque vai ser feito um trabalho na raiz da situação que são as crianças, os alunos.
 
Eles é que também vão repassar para seus pais, seus familiares, sua comunidade o que irão aprender ao longo dessa formação que dura um ano. Podemos destacar também o empenho do prefeito Agenor Neto e da secretária Benildes Uchoa de trazerem para dentro de nossas escolas projetos de tamanha importância como o Proerd”, declarou.

Na oportunidade os pais foram informados de toda metodologia do programa com palestras dos soldados Renato e Duarte, que ministram a formação ao longo do ano. 

PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.

No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Redação: Wandenberg Belém via Iguatu Notícias

Nenhum comentário: