terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Curta-metragem revela novos talentos


Um realismo grotesco, ou nem tanto uma rebelião do corpo contra o padrão simétrico, real. Seria o palhaço primeiro elemento transgressor da estética? E quando o cotidiano nos prega peças de fazer o outro rir? Se no fundo todo mundo é um pouco palhaço, quem pode discorrer sobre isso com mais propriedade são os jovens no curta-metragem "Papel de Palhaço", produzido pela Organização Não Governamental (ONG) Oficarte, do município de Russas, com recursos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Filme curta-metragem em caráter de documentário, "Papel de Palhaço" foi uma das 50 iniciativas contempladas ainda em 2008 pela Secult, por meio do I Edital Revela Ceará Jovem.

Novos talentos

O edital Revela Ceará Jovem, voltado para as primeiras experiências de jovens com recurso público, vem fomentar a produção no setor cultural e revelar os novos talentos, tendo em vista recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na qual a Região Nordeste apresentou maior participação de jovens entre os ocupados no setor cultural (31,9%).

Foram contempladas iniciativas de jovens entre 16 e 30 anos nas áreas de literatura (história em quadrinhos), novas mídias (conteúdos gerados por mídias móveis) e audiovisual (curta-metragem), categoria em que insere o trabalho dos jovens da cidade de Russas.

Em mídias, foram selecionados trabalhos de Fortaleza, Assaré, Pentecoste, Palhano e Acopiara; em álbum, Fortaleza, Maracanaú e Alto Santo; em filme, Fortaleza, Assaré, Pentecoste, Tauá, Russas e Tabuleiro do Norte, este também com um trabalho audiovisual sobre o distrito de Olho d´Água da Bica.

Nenhum comentário: