terça-feira, 17 de março de 2009

Estação Ferroviária de Acopiara: Quem será o responsável ou irresponsável por este crime?

A estação ferroviária de Acopiara teve um papel preponderante não somente no Ceará, mais em todo o Brasil. A estação fundou a cidade, centralizou a vida das povoações, serviu como agência de correios, trouxe o progresso e foi construída com arquitetura diferente, desde as mais suntuosas até as mais simples.

O blog faz uma homenagem a todos esses prédios pequenos ou grandes que por pelo menos algum tempo tiveram seus momentos de glória. É também uma forma de se preservar pela fotografia e pelas narrativas a história de um meio de transporte que já foi quase monopolístico e que até hoje causa tanta alegria às pessoas que ainda se lembram do tempo dos trens que não voltam mais.
A estação de Lajes foi inaugurada em 1910 no povoado do mesmo nome, que passou a crescer exatamente por causa da implantação da estação ferroviária. Nos anos 1920, o então já distrito e a estação passaram a se chamar Afonso Pena (em 1922 já tinha esse nome) e, em 30/12/1943, finalmente Acopiara. A estação está abandonada há anos, o que representa irresponsabilidade e falta de respeito, para com o prédio que de alguma forma contribuiu com o desenvolvimento desta terra.

Nenhum comentário: