sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Grande show de Carla Perez marca encerramento da Cidade da Criança

O evento Cidade da Criança, realizado na cidade de Iguatu, teve o seu encerramento no dia de ontem (15), com um grande show da cantora baiana Carla Perez.

Demonstrando um bom relacionamento entre os fãs, a cantora distribuiu autógrafos, pousou para fotos, fez apresentações de palco com crianças, enfim, mostrou uma perfeita sintonia entre a sua pessoa e o público presente ao evento.


Realizado no período de 10 a 15 de outubro, o evento Cidade da Criança, pode ser considerado como uma das maiores ações já realizadas pela prefeitura de Iguatu. A inclusão social, pautada no direito de igualdade para todos, foi uma das maiores virtudes do evento.

Está de parabéns, portanto, o prefeito Agenor Neto, idealizador deste grande evento, que mesmo diante de tantas adversidades e perseguições políticas, vem demonstrando um grande compromisso com o “Bem Comum”.

Iguatu Notícias

Sepultado corpo de garoto que morreu em avião

Foi sepultado às 8 horas desta sexta-feira (16) o corpo do menino de três anos que morreu na última quarta-feira (14) dentro de um avião da Ocean Air, em São Paulo. O enterro foi no Cemitério José Francisco do Carmo, no distrito de Vila São José, em Saboeiro, Região dos Inhamuns.

Segundo familiares, os pais do garoto estão tranquilos pois o sofrimento do filho chegou ao fim. Várias pessoas da região foram ao local do sepultamento para prestar as últimas homenagens ao menino.

Político de Iguatu pode ter envolvimento com caso de estupro

O blog está apurando e vai publicar nas próximas horas uma informação que promete virar notícia em âmbito nacional.

Segundo informações repassadas por uma fonte seguríssima, um político de Iguatu estaria envolvido num caso de estupro.

Como o blog trabalha com responsabilidade, só publica fatos verdadeiros e tendo em vista a gravidade da denúncia, é preferível apurar mais detalhes para postar uma informação completa.

Os nomes do acusado e vítima serão divulgados com direito a fotos.

Aguardem!

Vem bomba por aí!

MPT-CE entrega prêmio a ações contra o trabalho infantil

A coordenação estadual do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca) anunciará nesta sexta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), os vencedores do Prêmio Peteca – Educando e Erradicando o Trabalho Infantil. Sete trabalhos na modalidade artes cênicas, oito em artes visuais, seis composições e nove em Literatura foram escolhidos finalistas e serão apresentados a uma nova Comissão Julgadora durante o evento.

Concorrem ao prêmio na categoria artes cênicas os Municípios de Fortaleza (Escola Francisco S. Cavalcante, na SER V), Maranguape (Escola José Pereira de Sousa), Maracanaú (Escola Norberto Alves Batalha), Trairi (Escola Nossa Senhora Aparecida), Pindoretama (Escola Pedro Ricardo da Silva), Quixadá (Escola Raimundo Marques de Almeida) e Sobral (Escola Cel. Francisco Aguiar).

Na categoria artes visuais, os finalistas são os municípios de Fortaleza (Escola Marieta Cals, na SERVI), Beberibe (Escola Pedro de Queiroz Ferreira), Itaitinga (Escola Lídia Alves Cavalcante), Itatira (Escola José
Augusto da Silva), Jaguaribe (Escola Luiza Távora), Palmácia (Escola Isaura Amélia Pereira), Maranguape (Escola Paulo Sarasate) e Pindoretama (Escola Pedro Ricardo da Silva).

Como finalistas na categoria composição foram escolhidos os municípios de Beberibe (Escola Pedro de Queiroz Ferreira), Camocim (Escola Idelzuite
Carneiro), Ibiapina (Escola Rit a Negreiros), Iguatu (Escola Professora Alba Araújo), Maracanaú (Escola Norberto Alves Batalha) e Tianguá (Centro
Educacional Prefeito João Nunes de Menezes). Já na modalidade literatura, os finalistas são os municípios de Fortaleza (Escola Casimiro Montenegro, da SER V, e Escola Marieta Cals, da SER VI), Beberibe (Escola Bom Jesus dos Navegantes), Ibiapina (Escola Manoel Rodrigues de Medeiros), Palmácia
(Escola João Damasceno Vieira), Quixadá (Escola Raimundo Marques de Almeida), Santana do Cariri (Escola Deputado Furtado Leite), Tauá (Escola
Joaquim Pimenta) e Tianguá (Escola José Arakem Rodrigues).

Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, um dos coordenadores estaduais do Peteca, as informações colhidas dos relatórios finais produzidos pelos coordenadores do Programa nos 51 municípios apontam a produção de mais de cinco mil tarefas, o que superou significativamente a expectativa da coordenação estadual.”

MPT-CE

TCM ordena nova fiscalização nas administrações municipais

Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) voltam ao Interior do Estado, na próxima semana, para fiscalizar mais 13 prefeituras. Na semana passada, de cinco a nove, foram realizadas inspeções ordinárias em 22 municípios.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro o TCM está intensificando o trabalho de fiscalização para que no exercício de 2009 nenhum município cearense fique sem receber, pelo menos, uma inspeção ordinária. Além das inspeções ordinárias também são realizadas inspeções especiais.

Os 13 municípios a serem fiscalizados na próxima semana são os seguintes: Aiuaba, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Cascavel, Croatá, Ipaumirim, Madalena, Pindoretama, Pires Ferreira, Saboeiro, Salitre e Sobral. Cada equipe é composta por três membros e uma inspeção ordinária é realizada em uma média de dois dias. Em Sobral os técnicos do TCM vão ficar a semana toda, por se tratar de um município maior.

Este ano o trabalho de fiscalização nos municípios cearenses começou no dia 30 de março, foram suspensos em maio em função das fortes chuvas no Estado, e deverão ser encerrados no dia 18 de dezembro.

Os critérios elaborados para definir a seleção dos municípios fiscalizados dizem respeito ao cumprimento do prazo para o encaminhamento das prestações de contas mensais por intermédio do Sistema de Informações Municipais (SIM); denúncias sobre irregularidades na administração; despesas com a realização de festividades; não encaminhamento de informações sobre as licitações; possibilidade de desmonte no fim da administração passada; municípios não inspecionados no exercício de 2008; municípios onde o prefeito foi reeleito e; requerimentos do Judiciário e do MP.

DN

TJCE recebe nova denúncia contra o deputado Neto Nunes

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quinta-feira (15), nova denúncia contra o ex-prefeito de Icó, hoje deputado estadual (PMDB/CE), Francisco Leite Guimarães Nunes, mais conhecido como Neto Nunes. As denúncias se referem ao exercício de 2004, quando o ex-gestor teria cometido ilegalidades em sua administração.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público estadual, o município de Icó arrecadou, em 2004, a quantia de R$ 12.697.212,49. Desse total, 25% deveriam ter sido aplicados na manutenção e no desenvolvimento da educação do município, o que, segundo o órgão ministerial, não foi feito. Neto Nunes teria aplicado apenas 18,65% da receita, o equivalente a R$ 2.367.733,41. De acordo com o MP, “uma considerável soma de recursos deixou de ser investida na educação, com enormes prejuízos sociais para a população de Icó”.

Iguatu Notícias

Fique atento ao início do horário de verão

O horário de verão este ano começa à 0h de domingo, 18 de outubro, e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios terão de ser adiantados em uma hora. A partir deste ano, a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Projeto de autoria do deputado acopiarense José Sarto concede título de cidadão cearense ao técnico Dunga

Com aval de 44 parlamentares, a Assembleia Legislativa concederá título de cidadão cearense a Dunga, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol. O projeto é de autoria do deputado estadual , filho de Acopara, José Sarto (PSB) e tem o número 214/2009.

O gáucho Dunga receberá o título em dezembro próximo, no plenário 13 de maio, da Assembleia, ocasião em estará visitando o Ceará, como faz todo fim de ano, para promover jogo da solidariedade, com participação de ex-craques da “Canarinho”, em favor das crianças do município de Várzea Alegre.

Justiça acata denúncia do Ministério Público contra ex-prefeito de Graça

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) negou provimento ao agravo de instrumento interposto pelo ex-prefeito do município de Graça, Pedro Neudo Brito, e pelos ex-secretários municipais Rosinete Damasceno Oliveira e Rita Maria de Sousa Lima. Na ação, o ex-prefeito busca suspender decisão da Justiça que acatou denúncia do Ministério Público.

De acordo com a ação civil pública movida pelo Ministério Público, durante sua gestão, o prefeito exerceu ato de improbidade administrativa ao contratar servidores sem concurso público.

Nos autos, o político classifica a denúncia como “esdrúxula e absurda”. Ele explica que o servidor firmou contrato temporário com a Prefeitura Municipal e depois ocupou cargo comissionado, tendo também seu vínculo empregatício reconhecido.

Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Gizela Nunes da Costa, disse que “os atos praticados pelos agentes políticos podem ensejar a responsabilização em quatro esferas (penal, civil, política e administrativa), devendo ser ressaltado que o prefeito municipal responde politicamente pelos atos praticados”.

Cá pra nós

O caso do município de Graça é muito parecido com o de Acopiara, região Centro Sul do Ceará. Lá o Ministério Público também moveu ação de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade.
O chefe do executivo muncipal, Antonio Almeida Neto contratou 950 servidores sem concurso público.
Todos os atos de nomeações foram apreendidos pela Justica.

Cidade da Criança é tema de reportagem da Tv Jangadeiro



Iguatu Notícias

Morte em avião: corpo de cearense chega à tarde a Juazeiro

O corpo da criança de três anos morta na manhã desta quarta-feira (14) em um avião no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), deve chegar por volta das 13 horas de hoje (15) na cidade de Juazeiro do Norte, Região do Cariri. A Ocean Air, companhia em que o garoto viajava, informou que irá arcar com todas as despesas de translado e sepultamento. Chegando em Juazeiro, o corpo da criança e a família serão transportados para a cidade natal, Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, onde o garoto será enterrado.

Conforme noticiou o portal G1, o pai do menino, José Paulo Rikson, prestou depoimento à Polícia Civil e eximiu a companhia aérea de qualquer responsabilidade sobre a morte do filho. A viagem de volta ao Ceará, depois que partiram em busca de tratamento em São Paulo, seria uma tentativa de que o menino passasse os últimos dias de vida com o restante da família. Por isso, a primeira reação do pai ao ver o filho passar mal no avião, foi pedir que o voo prosseguisse.

Entenda o caso

A criança passou mal no voo 6125 e começou a se debater nas poltronas da aeronave, quando o avião taxiava pela pista. O menino fazia tratamento contra um câncer em uma clínica na cidade de São José dos Campos (SP), onde moram alguns familiares, e estava em estado terminal. A equipe médica do aeroporto ainda foi acionada, mas, quando chegou, a criança já havia falecido.

A médica oncologista, Elitânia Marinho Pontes, responsável pelo atendimento do menino durante o tratamento, disse ao VNews que ele tinha neuroblastoma, um tipo de câncer gravíssimo, de origem neural, e muito agressivo. Nenhum dos tratamentos surtiu efeito. Ainda segundo a médica, a criança poderia morrer a qualquer momento. “Falei com o pai pelo telefone e ele estava tranquilo, sabia que o momento poderia chegar a qualquer instante.”

Jornal O Povo

Roberto Pessoa deve enfrentar Cid, diz jornal

Reportagem publicada no Jornal O Povo desta quinta-feira (15) revela que o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR) irá se desincompatibilizar do cargo até o próximo dia 4 de abril, para poder disputar o governo do Ceará na eleição do ano que vem. O prefeito já teria comunicado a decisão a secretários e afirmou que sua postulação “é pra valer”. “Eu já tô com 66 anos e não tenho idade para aventuras. A minha disposição é sair candidato mesmo”, reforçou o pré-candidato.

Roberto Pessoa participou, na terça-feira (13), de jantar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência. Ela, e uma parte da cúpula petista (Ricardo Berzoini, Antonio Palocci, Cândido Vaccarezza e José Eduardo Cardozo) reuniu-se com parlamentares e líderes do PR, em busca de apoio eleitoral em 2010.

O PR, de acordo com Roberto Pessoa, tende a apoiar a candidatura do PT, “contanto que sejam resolvidas algumas pendências nos estados”. O prefeito de Maracanaú diz que o partido reivindica o apoio petista na disputa pelo governo no Rio Grande do Norte, Mato Groso, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará.

Do encontro de terça, não saiu nenhuma garantia. Mas os ministros Alfredo Nascimento (Transporte) e Dilma Rousseff ficaram responsáveis de levar à frente essas negociações, até fevereiro do próximo ano.

A inclusão do Ceará na lista de reivindicações do PR significa que um dos pleitos do partido, em troca do apoio a Dilma, é receber o apoio do PT cearense à candidatura de Roberto Pessoa. O interesse ganhou força depois da prefeita Luizianne Lins (PT) admitir a possibilidade de vir a não apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Isso será possível, caso Ciro Gomes, irmão de Cid, saia candidato e Dilma Rousseff fique sem palanque no Ceará.

O ex-governador Lúcio Alcântara (PR), que também estava no jantar com a ministra, disse já ter conversado com Ilário Marques, presidente estadual do PT.

O PR tenta se viabilizar como alternativa de palanque para Dilma no Ceará. Roberto Pessoa conversou com José Dirceu (PT), um dos principais articuladores das alianças pró-Dilma, quando ele esteve em Fortaleza, em setembro último. O prefeito de Maracanaú também tem conversado com o deputado federal José Airton (PT).

Embora diga dar prioridade a potenciais aliados da base do governo Lula, o prefeito de Maracanaú também está em contato com o PSDB e o PPS. Ele reconhece, porém, ser inviável garantir o apoio dos dois partidos, caso concretize aliança com o PT.

Preso acusado de crime de pistolagem em Iguatu

José Cristiano Moreira de Sousa, 23, foi preso nesta quarta-feira (14), em Iguatu. Ele é acusado de ser um dos responsáveis do assassinato do comerciante conhecido como “Primo” no último dia 31 de agosto, neste município.

José Cristiano confessou o crime e disse ter sido contratado, junto com outro homem identificado como Cláudio, por R$ 5 mil para praticar o homicídio. O acusado informou ainda que, desta quantia, ficou com R$ 1.500, tendo que usar R$ 200 para alugar a arma usada no crime.

O criminoso foi encaminhado para a Delegacia de Iguatu. Cláudio está foragido e a Polícia trabalha nas investigações para apurar informações de quem teria contratado os assassinos para matar o comerciante.

Iguatu Notícias

Acopiara: Prefeitura divulga que vai pagar aos servidores amanhã

Pelo jeito a Prefeitura Municipal de Acopiara resolveu as pendências relativas ao Sistema de Previdência Própria criado recentemente.
A afirmação é levada em consideração tendo em vista a Prefeitura está comunicando que vai pagar aos servidores nesta sexta-feira, incluindo os professores.
No total, são quinze dias de atraso.
Até então, a Prefeitura alegava ajuste no novo regime.
Alguns professores da rede municipal de ensino já se movimentavam para entrarem em greve.

Cidade da Criança - Cantora Carla Perez fará show de encerramento do evento

A cantora Carla Perez, ex-É o Tchan, se apresentará no dia de hoje aqui na cidade de Iguatu, encerrando as festividades do projeto Cidade da Criança, um evento promovido pela prefeitura Municipal de Iguatu, em parceria com o governo do Estado e Fecomércio(Sesc).

O show está previsto para acontecer a partir das 19 horas, e deve contar com grande número de pessoas.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (14), pelo concurso número 1.117 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 01 - 06 - 17 - 27 - 35 - 40
Segundo a Caixa, 36 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 26.269,86.
Outras 3.143 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 429,85. Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 4 milhões.

Mensagem a todos os professores

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Governador autoriza construção de escolas profissionais e de ensino médio

A educação cearense vai ganhar reforço com a construção de novas unidades de ensino na Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. O governador Cid Gomes e o secretário da Educação em exercício, Maurício Holanda, assinam ordens de serviço nos dias 14, 16, 17 e 21 de outubro que vão garantir cinco Escolas Estaduais de Educação Profissional aos alunos dos municípios de Maracanaú, Hidrolândia, Massapê, Sobral e Quixeramobim, e duas de Ensino Médio nas localidades de Jaibaras e Rafael Arruda, distritos de Sobral. O investimento supera R$ 31 milhões.

Nesta quarta-feira (14), às 19 horas, Maracanaú terá assegurada sua Escola de Educação Profissional. Na sexta-feira, dia 16, às 20 horas, Hidrolândia vai comemorar a nova escola que levará o ensino técnico aos estudantes do município. No sábado, Massapê e Sobral, vão receber o governador Cid Gomes, respectivamente, às 19 horas e às 20 horas. No dia 21, às 19 horas, a solenidade de assinatura da ordem de serviço será em Quixeramobim.

Ainda em Sobral, o governador Cid Gomes autoriza o início das obras de duas escolas de Ensino Médio, em Jaibaras, às 9 horas, e em Rafael Arruda, às 11 horas. As unidades de ensino terão aporte financeiro da ordem de R$ 3,9 milhões. A construção, reforma e ampliação de novas escolas fazem parte da política educacional do Estado. Além da ampliação do acesso à escola, as novas unidades levam aos cearenses a melhoria da aprendizagem e preparam os alunos para o mundo do trabalho.

A Escola de Educação Profissional funciona nos turnos manhã e tarde, em
tempo integral. A estrutura dispõe de 12 salas de aula, biblioteca,laboratórios de Línguas, Informática, Ciências(Física, Química e Biologia) e Matemática, além de dois espaços reservados às oficinas. O projeto oferta ainda auditório, teatro de arena, quadra poliesportiva e dependências administrativas como sala de professores, banheiros adaptados para deficientes físicos, entre outros espaços.

Ceará cria 12.966 vagas de emprego em setembro

No Ceará foram criadas 12.966 vagas de emprego formal em setembro de 2009. O resultado representa expansão de 1,50% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a expansão foi influenciada pela criação de novas vagas de emprego nos setores de Indústria de Transformação (5.300), Serviços (2.532), Comércio (1.983), Construção Civil (1.774) e Agropecuária (1.225).

Nos nove primeiros meses do ano o Estado apresentou 41.452 novas vagas. Sendo o melhor resultado de toda a série histórica do CAGED e o segundo maior saldo da região Nordeste, sendo superado pela Bahia (+54.740).

O Ceará ainda apresentou o melhor resultado do nordeste nos últimos 12 meses. No período foram gerados 44.238 postos de trabalho, um crescimento de 5,32% no nível de emprego.

A região Metropolitana de Fortaleza criou 7.998 empregos formais (1,24%). Este foi o melhor desempenho de toda a série histórica do CAGED para o período.

Menino de 3 anos morre em avião no Aeroporto de Cumbica

Um menino de 3 anos morreu na manhã desta quarta-feira, 14, dentro de um avião no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, após passar mal. Segundo a companhia aérea Ocean Air, a criança estava com câncer e em estado terminal.

O pai acompanhava o garoto no voo que estava previsto para sair de Cumbica às 9h15 com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará. Eles fariam conexão em Brasília. O avião taxiava na pista quando o menino passou mal e a equipe médica do aeroporto foi acionada.

A criança fazia tratamento contra a doença em São José dos Campos, onde moram alguns familiares. Até as 13 horas, os pais do garoto ainda estavam no aeroporto. A assessoria de imprensa da Ocean Air informou que arcará com as despesas para levar o corpo para o Ceará.

Deu no blog do Macário Batista

O povo de Iguatu fez festa na Cidade da Criança para os líderes, Agenor Neto, Prefeito, José Ilo, Deputado Estadual e Anibal Gomes, Deputado Federal. Iguatu é, hoje, a mais importante cidade em desenvolvimento humano do Ceará. O trabalho dos três tem sido decisivo para assuntos prioritarios como saúde, educação, lazer e bem estar social.

Lançado em Iguatu, a Campanha Municipal do Registro Civil



Na noite desta terça-feira(13), nas instalações da Cidade da Criança, com as presenças do prefeito municipal Agenor Neto, e da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Fátima Catunda, foi lançado a Campanha Municipal Para Erradicação do Sub-registro de Nascimento. Na ocasião, foi firmado um pacto de cooperação entre o Estado e o Município de Iguatu, no sentido de desenvolver ações que visem reduzir ao máximo o número de crianças nascidas vivas que "não são registradas no nosso município".

Neste caso, ações serão desenvolvidas a partir de um esforço integrado envolvendo as entidades federativas, que envolvem órgãos do Executivo, Judiciário, Ministério Público, e lideranças comunitárias.

A Campanha Municipal pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica faz parte do eixo de Mobilização Nacional do Plano Social Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, instituído pelo Decreto 6289 de 6 de dezembro de 2007, que tem como objetivo realizar uma campanha permanente.

No Brasil, o Registro Civil é assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de ser um direito estabelecido pelo artigo 7º da Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990.

O lançamento da Campanha ainda contou com a presença da secretária de Ação Social do Município, Célia Freitas; do secretário de Esporte e Juventude, Paulo Helter; do presidente da Câmara, Ednaldo Lavor; vereadores - Aderilo Alcântara; João Lázaro, Jarim, e demais representantes.

Luiz Vasconcelos
Iguatu Noticias

E vamos trabalhar...

Terminou agora há pouco, na sede do Fórum de Acopiara, audiência de conciliação proposta pela justiça local tendo como querente a secretária de Saúde do Município, Tereza Cristina e requerido o blogueiro Lindomar Rodrigues.

No processo a secretária pede mais de 18 mil reais alegando "danos morais".

Como o blog trabalha pautado na verdade o blogueiro não aceitou o acordo e o processo tem continuidade.

Cá pra nós

Não será nenhuma novidade se no decorrer dos dias o blogueiro voltar a ser intimidado pelos gestores maiores do município.

O blog vai divulgar nos próximos dias denuncias seríssimas contra o sistema de saúde de Acopiara.

Outros meios de comunicação do Estado estão sendo acionados para que a denúncia seja feita de forma paralela.

Aguarde!

Globo muda horário de novela no CE e mais 11 estados

A Globo vai alterar a programação em 12 Estados em função do horário de verão, que começa no próximo domingo, dia 18. A novela "Caras e Bocas" será exibida após o "Jornal Nacional" nas cidades em que o horário não vigora.

A partir da segunda-feira (19), os Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins terão a grade adiantada em uma hora em relação à grade normal.

Com isso, a programação se inicia às 4h50 (5h50 no horário de Brasília). O "Jornal Nacional" será transmitido ao vivo às 19h15, em rede nacional, e a novela "Caras & Bocas" entra depois, às 19h55.

Os telejornais locais também serão exibidos em diferentes horários em alguns Estados.

Em Roraima, Acre, Amazonas e Rondônia, onde também não haverá horário de verão e a diferença de fuso será de duas horas, a grade será adiantada em uma hora. A programação terá início às 3h50, sem alterações nas exibições locais.

Nos demais Estados, os horários na grade de programação não serão alterados.

Portal DN Online

Câmara de Vereadores de Acopiara tem sessão tumultuada

Como o blog adiantou a sessão da câmara de vereadores de Acopiara foi bastante movimentada na noite de ontem.

Servidores não concursados da prefeitura municipal insatisfeitos com a possível demissão foram a câmara com o objetivo de vaiarem os vereadores Jurdan, Simone e Delane.

Esses servidores estão sendo informados por representantes da Prefeitura que o afastamento dos mesmos é culpa dos edis citados acima.

Mais de 950 servidores deverão ser afastados.

Hoje, no programa Espaço Livre da rádio Vale do Quincoê de Acopiara, a partir do meio-dia, os vereadores Jurdan, Simone e Delane vão explicar tudo sobre essas demissões.

Temer avisa: PEC dos Cartórios será votada sem mudanças

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Cartórios não será votada pela Câmara dos Deputados em sua forma atual. A afirmação foi feita hoje (13) pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

“Acho difícil votar do jeito que está. Não vai sair [ser votada] porque tem problema de juridicidade e constitucionalidade. Não acho útil a Câmara votar uma matéria que depois venha a ser questionada e eventualmente derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. É preciso ter muita cautela nessa matéria”, disse o deputado.

A PEC pretende efetivar como titulares cerca de 5 mil responsáveis por cartórios sem que eles se submetam a concurso público. No entanto, há 7 mil concursados lutando para tomar posse em algum cartório.

No caso dessa proposta, há dois grupos de lobistas: um defende a aprovação da PEC, com efetivação dos atuais ocupantes nos cargos, e o outro pede sua rejeição para que os concursados possam assumir os cartórios.

Agência Brasil

Com golaços, Vasco reencontra vitória e segura liderança

Depois de colecionar dois empates seguidos e uma derrota, série incomum na caminhada vitoriosa do time na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco reencontrou o caminho dos sucessos na noite desta terça-feira, graças a dois golaços. De volta ao Estádio São Januário após a decepcionante derrota para o Figueirense, a equipe carioca passou pelo Vila Nova por 4 a 1 e com isso segura a liderança da segunda divisão por, pelo menos, mais uma rodada.

Agricultores do Ceará encontram no cultivo da goiaba uma boa fonte de renda

De acordo com os assentados, um dos segredos para nunca faltar frutos é fazer a poda programada nas plantas. A fruta oferece boas oportunidades de lucro.



G1

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2 milhões nesta quarta-feira

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (14), no concurso 1.117, um prêmio R$ 2 milhões. O prêmio vai para o apostador que acertar as seis dezenas da faixa principal.

O valor pode render até R$ 10 mil por mês se aplicado na poupança, segundo a Caixa Econômica Federal.

As apostas simples custam R$ 2 e podem ser feitas em qualquer casa lotérica até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília).

No sábado, a bolada de R$ 14 milhões saiu para uma aposta de Santa Catarina.

STJ: ´Courinha´ pode ganhar a liberdade

Uma decisão tomada ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderá levar à libertação um dos mais famosos pistoleiros do Ceará. Trata-se de José Enilson Coura, o "Courinha", acusado de vários crimes de morte na região do Iguatu, numa sequência de assassinatos que ficaram conhecidos, na década de 80, como as mortes na "Palha do Arroz", pois as vítimas tinha seus corpos carbonizados em plantações de arroz.

Ontem, o STJ concedeu habeas corpus para o réu Francisco Moreira do Nascimento, soldado da PM do Piauí e acusado de ter assassinado naquele Estado o engenheiro José Ferreira Castelo Branco, o "Castelinho". O Tribunal aceitou a argumentação da defesa que alegou o demasiado prazo para o julgamento do réu, que está preso desde outubro de 1999, portanto, há exatos dez anos.

No mesmo processo figuram outros co-réus, entre eles, o pistoleiro "Courinha". Os efeitos do acórdão (decisão) do STJ serão estendidos aos demais acusados do crime, que estejam presos, como "Courinha".

DN

Iguatu: tubulação de Amianto é substituída por PVC

Depois de 40 anos, finalmente a antiga tubulação de amianto da rede original de distribuição de água desta cidade começa a ser trocada. A substituição é feita por tubos de PVC, canos plásticos. A Prefeitura vai investir, em parceria com o Governo Federal, R$ 2,2 milhões para implantação da nova rede de 17 quilômetros de extensão. Mais de 60 mil moradores serão beneficiados com as obras.

O serviço começou pelo bairro Alto do Jucá, um dos mais antigos da cidade e que foi um dos primeiros a ser beneficiados quando, em fins da década de 1960, foi implantado o sistema de abastecimento de água com rede de distribuição doméstica. Na época, usava-se o cano de amianto, que hoje é um material condenado, que traz sérios problemas para a saúde da população, por ser cancerígeno.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, disse que a obra representa a melhoria de qualidade de vida dos moradores e foi resultado de um esforço nos últimos três anos (o prefeito foi reeleito em outubro de 2008) de sua administração. "Esta cidade não podia mais conviver com um antigo problema que trazia preocupação aos moradores. Com apoio do Governo Federal, estamos realizando uma importante obra".

A Secretaria de Infraestrutura do município informou que a obra deverá ser concluída em fevereiro próximo. Os operários da empresa trabalham em ritmo intenso para evitar prorrogação dos serviços no período chuvoso. Durante a quadra invernosa, há mais dificuldades porque o lençol freático nesta cidade é elevado e provoca queda de barreiras, criando obstáculos para substituição dos canos.

Segundo o gerente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu (Saae), Edval Lavor, a rede de amianto é antiga e tem causado rompimentos com muita frequência em vários pontos da cidade, comprometendo a regularidade do fornecimento e da qualidade da água, e causando problemas de saúde.

Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por meio do Ministério das Cidades. A Prefeitura participa com uma contra-partida de 10%. Todos os bairros que ainda mantêm a antiga rede de distribuição de água serão beneficiados com a obra, inclusive o centro da cidade.

Lavor solicita compreensão dos moradores em face de alguns transtornos que serão causados, particularmente na área comercial. "A ideia é concluir a obra com rapidez e no centro comercial haverá concentração de um maior número de operários para dar rapidez ao serviço", disse.

Mais informações
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu (SAAE)
Rua 21 de Abril, 772, Prado
(88) 3566.7705

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sessão: Câmara de Vereadores de Acopiara promete ter noite agitada

Sessão da Câmara de Vereadores de Acopiara promete ser agitada no dia de hoje. O motivo segundo informações repassadas ao blog foi a demissão de mais 500 servidores da prefeitura que não são concursados.
A decisão pela demissão foi tomada pela Justiça de Acopiara e acatada pelo chefe do executivo municipal.
Hoje, a partir das 19 horas, esses servidores prometem lotar as dependências da câmara para fazerem reivindicações.

MPT-CE promove oficina com Prefeituras contra o trabalho infantil

Cerca de 100 educadores de 64 municípios cearenses participarão, a partir desta terça-feira, em Fortaleza, da Oficina de Formação dos Coordenadores do Projeto MPT na Escola/Peteca. Eles serão capacitados para desenvolver o projeto em seus municípios, levando a abordagem do tema trabalho infantil às salas de aula do ensino fundamental.

O evento ocorrerá no Hotel Plaza Praia Suite e contará com a presença do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Renato Mendes, e a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, Mariane Josviak (procuradora do Trabalho em Curitiba).

O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, que está à frente do
Projeto no Ceará, explica que a iniciativa ampliará, a partir de agora, o
rol de municípios atendidos no primeiro ano de funcionamento do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

MPT/CE

Começa hoje a nova etapa do Selo Verde Edição 2009

Começa hoje a 3ª etapa de avaliação do Selo Verde Edição 2009. O Comitê Gestor e a Comissão Técnica do programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), definiu os 34 municípios que foram pré-qualificados no Programa, após análise dos Questionários de Gestão Ambiental. A partir de hoje, estes municípios serão avaliados “in loco” pelos técnicos do Programa, que vão verificar as informações fornecidas pelos municípios nos questionários em relação às ações desenvolvidas em cada cidade quanto à eficácia de projetos ou programas junto às comunidades em prol do meio ambiente. O Selo tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.

Os municípios pré-qualificados foram: Acaraú, Apuiarés, Aracati, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Itaitinga, Itarema, Jardim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Quixeramobim, Redenção, Sobral, Tauá e Tianguá. Este ano o Programa Selo Município Verde, implantado há cinco anos pelo Governo do Estado e instituído pela lei estadual número 13.204/2003, está em sua 6ª edição e recebeu inscrições de 139 municípios. São três as categorias de premiação do Programa: A, B e C. Desde sua implantação nenhuma cidade conseguiu atingir o nível A. Ano passado, 32 cidades foram certificadas com o Selo B e sete com o C.

“Os municípios pré-qualificados ainda deverão responder o questionário de avaliação de Mobilização Ambiental”, afirmou a coordenadora do Programa, técnica do Conpam, Socorro Azevedo. O Selo Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cariús - Corpo de um homem é encontrado com várias perfurações a faca

No município de Cariús, Centro Sul do Estado, na localidade do sítio Muquém, populares encontraram por volta das 23h30min de ontem, o corpo de um homem identificado por Agabi Alves, 25 anos, com várias perfurações de faca na região do tórax.
Até o presente momento, o motivo do crime e o responsável pelo assassinato ainda são desconhecidos.

Palmeiras ouve gritos de campeão, mas é goleado pelo Náutico no Recife

O Náutico, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, não tomou conhecimento do Palmeiras, líder da competição e que entrou no gramado dos Aflitos sob gritos de “é campeão!”. O placar de 3 a 0, construído até com certa facilidade pelos donos da casa, nesta segunda-feira no Recife, mantém o Timbu entre os últimos, deixa o Verdão na primeira colocação, mas dá ainda mais emoção à reta final do torneio.

Confira a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro

G1

Horário de verão começa no próximo domingo e vai até 20 de fevereiro

O horário de verão este ano começará à zero hora do próximo domingo (18), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e só termina à meia-noite de 20 fevereiro de 2010. Serão 126 dias de horário de verão e o governo prevê que a economia de energia será de 5% nos horários de pico de consumo.

A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos dizem que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.

O governo insiste dizendo que a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts. O horário de verão vai valer em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Tauá-CE: Parada Gay foi cancelada por uma decisão da justiça

Por essa o movimento homosexual de Tauá não esperava. Além dos vereadores recusarem assinar o Projeto de Lei que cria o dia municipal do orgulho gay, a justiça determinou o cancelamento da parada que os homossexuais fariam na última sexta-feira. O juiz de direito da Comarca de Tauá, Francisco Duarte Pinheiro, proibiu o uso de trio elétrico ou qualquer meio sonoro e, com isso, o cortejo não foi possível acontecer como estava previsto.

A turma “pink” já estava decorando o trio elétrico quando receberam a visita de um oficial de justiça com o despacho do magistrado determinando que as abstivessem de usar os equipamentos sonoros. Sendo assim o movimento resolveu cancelar o evento, mas anunciando que vai recorrer da decisão perante o Tribunal de Justiça em Fortaleza iniciando mais um confronto agora com o judiciário.

Os gays disseram não entender como seria possível fazer qualquer manifestação sem o uso de som. A decisão do juiz se baseia no Código de Postura do município e Código Penal Brasileiro ao tipificar a poluição sonora como crime. No despacho, determinou a fiscalização por parte das autoridades policiais adotando providências no caso da desobediência à decisão.

Os integrantes do movimento que já reclamavam a “indiferença e perseguição” do Poder Legislativo de Tauá, agora reclamam do Poder Judiciário. Centenas de pessoas já aguardavam a realização do desfile gay pelas ruas da cidade na última sexta-feira o que não ocorreu. Os homossexuais disseram ao Site Miséria que foram surpreendidos com a inesperada visitada do oficial de justiça.

Policial do Ronda é sequestrado na porta de casa

O policial militar Daniel Mendonça Pereira, lotado no Ronda do Quarteirão, passou por momentos de terror na noite de ontem. O PM foi raptado quando chegava a sua residência, no bairro Aracapé, em Fortaleza.

De acordo com o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), major Carlos Meireles Passos, o policial estava de folga e tinha chegado em casa com sua mulher quando os dois foram abordados por um homem armado com um revólver que mandou a mulher descer da moto. O bandido subiu na moto do policial e mandou que ele seguisse.

Depos de buscas por vários bairros da Capital, Daniel Mendonça foi encontrado em uma estrada no município de Maracanaú, na Região Metropolitana. O bandido manteve Daniel sob ameaça por duas horas e levou apenas pertences pessoais, além de furar os pneus da moto para dificultar a locomoção do soldado. Até o fechamento desta edição, o assaltante ainda não tinha sido localizado pela Polícia.

Ainda ontem à noite, a Polícia tentou interrogar a esposa da vítima, mas ela saiu de casa, por temer que outros bandidos pudessem atentar contra sua vida. pela Polícia.

Só vai rezando?

12 de outubro dia das crianças - para refletir

Mutirão Carcerário vai encerrar análises

O Mutirão Carcerário no Ceará deverá ser concluído até o fim desta semana, segundo a previsão inicial do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que coordena o trabalho de avaliação de milhares de processos nas comarcas da Capital e Interior.

Até a próxima sexta-feira, os responsáveis pelo programa deverão apresentar os números finais no Estado, incluindo, a quantidade de detentos que deixou a cadeia beneficiada com a progressão de regime e comutação da pena. Outros estavam presos além do tempo razoável para a "formação da culpa", o que enseja o "excesso de prazo" e, consequentemente, uma "coação ilegal".

Depois de avaliar centenas de processos nas varas do Júri, Criminais, Cíveis e das Execuções Penais, os coordenadores do Mutirão partiram para o mesmo tipo de trabalho em várias comarcas do Interior, principalmente aqueles que apresentavam um maior acúmulo de processos para serem julgados.

Na Região do Cariri (zona sul do Estado), já foram concluído os trabalhos nas comarcas de Juazeiro do Norte e Crato. No Sertão Central, os trabalhos foram encerrados na comarca de Quixadá. Em Juazeiro e Crato foram analisados 517 processos, com a concessão de 169 benefícios aos detentos. Na Comarca de Iguatu, foram 117 ações e asseguradas 28 garantias aos presidiários.

Análise

Na comarca de Quixadá, os participantes do Mutirão Carcerário analisaram 99 processos e este trabalho resultou na concessão de benefícios para 29 presos. Ainda no Cariri, os integrantes do Mutirão fizeram uma visita à Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), assim, como aconteceu nas cadeias públicas das cidades do Crato, Iguatu e Quixadá. "A análise processual ainda está em andamento em Sobral e vai receber também os processos de Crateús", explica o juiz corregedor Tarcílio Silva.

O magistrado explica que a conclusão dos trabalhos nas regiões do Cariri e do Sertão Central foi acelerada por conta da boa estrutura física e tecnológica disponibilizada pelo Tribunal de Justiça do Estado.

DN

Caravana da TV Diário leva serviços a Iguatu

Na abertura da programação da Cidade da Criança, que acontece até o próximo dia 15, nesta cidade, na Avenida Perimetral, a Caravana da TV Diário trouxe para os moradores ação de cidadania. Emissão de documentos, corte de cabelo, sorteio de eletrodomésticos, distribuição de brindes e shows alegraram na noite de sábado passado, milhares de pessoas.

Hoje, dia 12, a Caravana está na cidade de Cascavel, das 15 às 18 horas, na Avenida Chanceler Edson Queiroz, na Praça São Francisco, com prestação de serviços à comunidade, atrações artísticas, distribuição de brindes e sorteios de eletrodomésticos. Por onde tem passado, a Caravana leva alegria e cidadania a milhares de moradores. O Caminhão do Cidadão emite carteiras de Identidade.

Após concentração na Praça da Bandeira, o trio elétrico da TV Diário arrastou uma multidão de jovens pelas avenidas Guilherme de Oliveira e Perimetral até a Cidade da Criança, espaço de promoção de arte, cultura e diversão, implantado pela Prefeitura de Iguatu. Houve shows com Zeca Estrada, Coquetel do Forró, Geraldo Amâncio, Betinho Aguiar, Lady X e o encerramento foi com a cantora Simony Superfantástica.

O coordenador da Caravana, nesta cidade, Júlio César Costa Barros, destacou a parceria com os municípios na programação do evento, que reuniu mais de cinco mil participantes. "Atingimos os nossos objetivos de proporcionar lazer para os moradores e serviços de cidadania, como a emissão de documentos".

A programação incluiu orientação em saúde, apresentação de grupos de dança, teatro, contação de histórias infantis, brinquedos em um parquinho e o trenzinho da alegria.

A dona-de-casa Maria do Carmo Lima Oliveira veio com os três filhos para a Cidade da Criança e destacou a programação da Caravana da TV Diário. "Gostei muito porque trouxe lazer e distribuiu brindes", disse. Os estandes ficaram lotados até o fim do evento. Segundo Barros, até o fim do ano, a programação da Caravana vai triplicar atendendo um maior número de cidades.

Diário do Nordeste
Honório Barbosa

domingo, 11 de outubro de 2009

Milhares de pessoas participam da 14ª Romaria da Terra na cidade de Iguatu

Aconteceu mais uma edição da Romaria da Terra na cidade de Iguatu. Com o lema “O SEMIÁRIDO EM ROMARIA, POR MAIS VIDA E CIDADANIA”, foi celebrado um lindo encontro entre os irmão e irmãs de todo o Estado do Ceará, com as comunidades do município de Iguatu.
O encontro, ao mesmo tempo em que congregou os povos de todas as regiões do Ceará, ainda comemorou os 25 anos da realização de Romarias da Terra no Estado, além de celebrar o centenário do profeta Dom Hélder Câmara e do poeta Patativa do Assaré.

Como um espaço para afirmação e renovação do anúncio da boa nova, da luta pela vida no semiárido, defesa da cultura dos povos, reforma agrária, e dentro de um universo na defesa dos direitos sociais e no combate às injustiças, as 14ª Romaria da Terra reuniu milhares de pessoas, vindas de todos os recantos desta estado, neste dia 11 de outubro do ano de 2009, na cidade de Iguatu, região Centro-sul do Ceará.

Desde as primeiras horas da manhã, com a chegada e acolhida dos romeiros na terra da Telha, uma verdadeira multidão de pessoas iam se aglomerando em redor da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, onde em seguida saíram em caminhada pelas ruas da cidade rumo ao largo da telha, local que deu origem à cidade, onde se realizou um grande circulo ao redor da lagoa, como forma de abraçá-la. Em seguida, o movimento se dispersou em grupos, rumo às comunidades urbanas e rurais deste município, sendo finalizado o encontro na Praça da Matriz, com uma grande celebração Eucarística, benção e envio dos romeiros e romeiras para suas comunidades de origem, atingindo dessa forma o seu Apogeu.

Iguatu Notícias
Luiz Vasconcelos

Seleção perde para Bolívia e vê cair por terra uma invencibilidade de 16 meses

A velha dificuldade da seleção brasileira em vencer jogos na altitude (3.600 metros) de La Paz mostrou a cara novamente neste domingo. O time de Dunga, com algumas nomes novos, foi derrotado pela Bolívia por 2 a 1. Olivares e Marcelo Moreno marcaram para a Bolívia, com Nilmar descontando. Foi a primeira derrota da seleção brasileira desde junho de 2008 (19 jogos), quando perdeu por 2 a 0 para o Paraguai, em Assunção.

A última vez que o Brasil venceu a Bolívia em La Paz foi em 1997, na final da Copa América (3 a 1). De lá para cá, foram duas derrotas e um empate em jogos válidos pelas eliminatórias.

Apesar da derrota, a já classificada seleção brasileira manteve a liderança na tabela das eliminatórias sul-americanas. O time de Dunga soma os mesmos 33 pontos do Paraguai, mas leva a melhor no saldo de gols, primeiro critério de desempate. Já eliminados, os bolivianos asseguram com a vitória o penúltimo lugar, com 15 pontos.

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta de Santa Catarina

Uma aposta feita em Florianópolis, em Santa Catarina, acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (10) no concurso 1.116 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 14.545.870,49.

Confira as dezenas sorteadas: 04 - 09 - 13 - 17 - 20 - 47

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 259 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 7.153,85. Outras 14.186 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 186,58.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre na quarta-feira (14), é de R$ 2 milhões.

sábado, 10 de outubro de 2009

Ceará vence 3ª seguida e ganha uma posição na Série B

Com a vitória por 3 a 1 sobre o ABC, nesta sexta-feira, em pleno estádio Frasqueirão, em Natal, o Ceará não só se manteve no G-4, o grupo de acesso, como venceu a terceira consecutiva e ganhou uma posição no Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado válido pela 29.ª rodada deixou o time cearense na terceira colocação, com 53 pontos, três a mais que o Atlético Goianiense, agora em quarto. Já os potiguares voltaram para a zona de rebaixamento - em 17.º lugar, com 31 pontos.

Pistoleiros executam um comerciante em Mombaça

Um crime de pistolagem está sendo investigado pela Polícia na cidade de Mombaça (296Km de Fortaleza). Um comerciante bastante conhecido naquele Município, identificado como Normando Martins do Nascimento, 37, foi executado, no começo da manhã de ontem, por dois homens que usavam pistolas de calibre 380 ACP.

Segundo apurou a Polícia, por volta das 6h30 o comerciante abria o seu estabelecimento, de venda de cereais, situado na Rua Anésia Castelo, quando o local foi invadido por dois homens. Não houve discussão alguma. Os criminosos sacaram as armas e começaram a atirar, atingido a vítima várias vezes.

Em seguida, os assassinos teriam fugido do local em uma motocicleta preta. O comerciante ainda chegou a ser levado para o Hospital Antônia Castelo, mas não resistiu.

Vingança

A Polícia trabalha agora com a hipótese de uma suposta vingança e descobriu que Normando Martins respondia a processos por um homicídio, em São Paulo, e, um crime de trânsito, em Mombaça. O capitão PM Ferreira informou que os criminosos abandonaram, depois, a moto usada na fuga, e confirmou que no local do crime foram encontradas cápsulas de pistola 380.

Fiscalização intensa nas rodovias no feriado prolongado

Quase 120 bafômetros serão empregados para o cumprimento da Lei Seca, nas estradas do Ceará, durante o feriado prolongado. A operação Nossa Senhora Aparecida foi aberta na manhã de ontem e prossegue até a terça-feira, em rodovias estaduais e nacionais. A Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazem um alerta especial: o cinto de segurança é obrigatório para todos os bancos do veículo.

O comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), tenente-coronel Werisleik Matias, pede que os motoristas redobrem a atenção nos trechos de CEs entre Sobral e Santana do Acaraú, na zona Norte, e entre Iguatu, Farias Brito e Crato, no Sul do Estado.

Cagece esclarece cobranças em Cedro

Em esclarecimento à matéria publicada no Regional,sobre a cobrança de taxa de esgoto na cidade de Cedro, que motivou ingresso de Ação Civil Pública por iniciativa do Ministério Público Estadual, a Cagece esclarece que há dois tipos de sistemas de rede de esgoto. No sistema normal, são cobrados 100% de tarifa de esgoto sobre o custo da água, a caixa de esgoto fica na calçada das casas e a Companhia é responsável pela manutenção de toda a rede.

No sistema condominial, a cobrança é de 55% sobre o valor da água, e a caixa coletora fica nos fundos das residências. Assim, a manutenção não compete à Companhia estadual. Contudo, mesmo assim, a Cagece realiza desobstruções sempre que necessário na cidade. Quanto a variações no valor sobre a conta de água, os clientes podem solicitar uma visita de técnicos da Cagece para verificar as causas das prováveis oscilações.